COMPARTILHE
O número de novos casos de Covid registrado na última semana pela Secretaria de Estado de Saúde indica que a taxa de contaminação da Ômicron está caindo desde o início do mês e já está cerca de 60% abaixo do que se registrou no pico da doença, no fim de janeiro.
Na Semana Epidemiológica 3, foram 163.355 casos contra 61.951 que aparecem no painel da Covid nesta segunda-feira (14), na SE 6. Em Niterói, a Prefeitura encerrou a testagem do drive-thru da UFF, no Gragoatá, diante da queda na procura.
Praticamente todos os casos de Covid registrados no estado do Rio este ano se referem à variante Ômicron, surgida na África do Sul, quando a contaminação pela Delta chega a seu menor índice no Brasil. A nova cepa é muito mais contagiosa que as anteriores e por isso tem ciclos menores de contaminação.
No Rio, se espalhou fortemente em janeiro, a ponto de faltarem kits para testes, mas também começou a diminuir com a mesma rapidez. No estado, ainda se registra aumento de casos no interior, mas na média o momento é de redução da doença.
Os casos de internação também apresentam queda. No estado, a taxa era de 38% dos leitos reservados para doentes de Covid na rede do SUS e de 57% nas UTIs. Em Niterói, o número é ainda melhor: 29% e 14%, respectivamente.
COMPARTILHE