Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Casarão no Fonseca será o primeiro Centro Cultural da Zona Norte de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Prefeitura vai definir por consulta pública junto à população as atividades que serão desenvolvidas
20220302121358_D74A2016
Casarão abandonado na Alameda São Boa Ventura será restaurado para abrir Centro Cultural do Fonseca. Foto: Prefeitura/ Luciana Carneiro

O casarão chama a atenção, na Alameda São Boa Ventura, no Fonseca. Pela beleza do imóvel e tudo o que carrega de história. Mas também pelo abandono e péssimo estado de conservação. Foi uma longa batalha judicial, até a desapropriação do imóvel, e o anúncio da prefeitura de Niterói , nesta quarta-feira (17), do seu destino: a instalação do primeiro Centro Cultural da Zona Norte. A Secretaria Municipal das Culturas está organizando uma consulta pública para definir as atividades que serão desenvolvidas no local.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destaca a importância da iniciativa, que descentraliza o acesso aos espaços públicos e garantindo o direito à cultura para os moradores da região. “A Zona Norte merece esse Centro Cultural, não há caminho para o desenvolvimento de uma sociedade que não passe pela preservação de sua história e valorização da cultura. Em Niterói, cada vez mais, a arte será um importante instrumento de inclusão social”, garante o prefeito.

O imóvel não ficará fechado por muito tempo. Segundo o secretário das Culturas, Alexandre Santini, antes das obras previstas, o local  terá “uma ocupação cultural”. A ideia é definir,  junto com a comunidade do bairro e da Zona Norte,  “o perfil,  a vocação que aquele equipamento cultural vai ter, de acordo com as características e a realidade daquela região da cidade.”

O casarão ocupa um terreno de  dois mil metros quadrados. A propriedade foi construída há mais de um século por um comerciante português – o registro do projeto no setor de Urbanismo do município foi feito há 110 anos – e sempre pertenceu à mesma família, de sobrenome Mattos. Os donos viveram no local até o início dos anos 1990.

COMPARTILHE