Niterói por niterói

Publicado

Carteiras de habilitação vencidas na pandemia ainda valem; postos do Detran em Niterói estão abertos

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com
Pandemia levou ao fechamento de postos, mas agora todos já estão operando e alguns serviços foram digitalizados
Mutirão vai permitir regularização dos documentos. Foto- Detran
Digitalização de serviços avançou no Detran do Rio com a pandemia. Foto Divulgação

Fechados por um período por causa da pandemia de Covid-19, todos os postos do Detran do Estado do Rio estão abertos, inclusive os de Niterói. Outra notícia sobre a qual muita gente ainda tem dúvidas: sim, as carteiras de habilitação vencidas na pandemia ainda estão valendo. As informações foram dadas ao A Seguir: Niterói pelo Detran-RJ.

Além de provocar o fechamento de todos os postos por alguns meses, depois a pandemia levou o departamento a adotar medidas de distanciamento social que acabaram reduzindo a capacidade de atendimento.  Mas agora já está tudo aberto e alguns serviços foram digitalizados.

Em Niterói, para serviços de veículos, o Detran tem o posto de vistoria da Rua Desembargador Lima Castro, 276, no Fonseca, e duas Unidades de Serviços de Veículos (USV): na Rua Desidério de Oliveira, no Centro, onde também funciona a Ciretran, e na Rua da Conceição, 188, também no Centro. A Diretoria de Habilitação e a Diretoria de Identificação Civil também têm postos na Desembargador Lima Castro, 276 e na Rua da Conceição, 188.

Sobre as CNHs  vencidas durante a pandemia, o Detran informou ao A Seguir que  todas as carteiras vencidas a partir de 1º de março de 2020 continuam válidas.

“Os usuários não precisam ter pressa para a renovação. O Detran aumentou o número de vagas de agendamento para serviços de habilitação em todos os seus postos, e está promovendo mutirões especiais todos os sábados para facilitar o atendimento aos usuários que não puderem comparecer aos postos durante a semana em função de suas atividades profissionais”, respondeu o órgão.

Diante das restrições provocadas pela pandemia, o Detran informou que, por outro lado, elas “estimularam o Detran a acelerar o seu processo de transformação digital”.

“Foram criados em 2021 o Posto Digital, que permite ao usuário acessar o site do Detran para obter documentos e informações, e a carteira de identidade digital. O licenciamento dos veículos é feito pelo Posto Digital, sem que o usuário tenha de comparecer pessoalmente aos postos.

Recentemente, o departamento aderiu ao Sistema de Notificação Eletrônica, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), oferecendo aos motoristas descontos de até 40% no pagamento de multas. Hoje, vale para multas de Detran.RJ, Polícia Rodoviária Federal e Dnit. Os municípios também deverão fazer a adesão para que todos os motoristas desfrutem do desconto. Esse serviço também é totalmente digital. O cidadão deve ter uma conta no portal Gov.br, baixar o aplicativo Carteira Digital de Trânsito ou fazer o cadastro no site da Senatran. Também pelo aplicativo Carteira Digital de Trânsito já é possível indicar digitalmente o real infrator das multas de trânsito, nos casos em que não era o proprietário do veículo que estava dirigindo no momento da infração.

Carteiras de habilitação e de identidade nos cartórios

Uma novidade é que o  Detran.RJ  assinou convênio com cartórios de Registro Civil do Rio de Janeiro para emissão de carteiras de habilitação. Nos cartórios, a população já pode emitir a carteira de identidade. E logo vai poder emitir a CNH, sem necessidade de agendamento prévio. O serviço vai começar com cinco cartórios: na Ilha do Governador, Centro, Botafogo, Petrópolis e Sapucaia. Futuramente, serão cerca de 170 cartórios conveniados.

COMPARTILHE