Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Carnaval em Niterói vai ter que cumprir regras sanitárias… e políticas

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Prefeitura abre inscrições para blocos de rua e escolas de samba interessados em desfilar na folia de 2022
Divulgação
Orquestra Sinfônica Ambulante. Foto: Divulgação

Vai ter carnaval em Niterói em 2022, mas seguindo regras sanitárias e políticas. Em ano eleitoral, a Prefeitura não quer saber de politização na folia, e deixou isso claro no edital de inscrição das escolas de samba e blocos de rua para os festejos do próximo ano. As agremiações não poderão fazer nenhum tipo de propaganda partidária e até marchinhas de duplo-sentido envolvendo figuras políticas estão vetadas.

Também fica proibido que componentes dos blocos, de forma oficial, usem camisetas com estampas de caráter partidário, façam qualquer apologia a drogas e desrespeitem religiões.

“Em hipótese alguma será permitida a propaganda político-partidária ou a exaltação de partidos políticos durante as apresentações, estampada nas camisetas ou em qualquer parte do bloco, trocadilhos de cunho pejorativo vinculando nomes de agentes ou entidades públicas, letras que tratem de campanhas sindicais, eleitorais e partidárias, apologia a qualquer tipo de droga (licita ou ilícita), palavras de baixo calão e discriminação de atos ou objetos de cunho religioso”, diz o edital.

O texto também frisa que os blocos deverão obedecer horários e itinerários permitidos pela Prefeitura, além de respeitar protocolos sanitários que estejam vigentes na cidade no período da folia.

As agremiações e blocos de rua da cidade têm até o dia 30 para se inscrever junto à Prefeitura. Segundo o edital, a inscrição não garante nenhum tipo de benefício, mas habilita as escolas de samba e blocos a participar de atos oficiais e buscar incentivos fiscais e financeiros. Os participantes, no entanto, devem cumprir exigências descritas no edital, como ser pessoa jurífica, de natureza cultural e sem fins lucrativos.

COMPARTILHE