Niterói por niterói

Publicado

Carnaval de Niterói terá trio elétrico, blocos e bailes para a garotada

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Prefeitura organizou programação voltada para crianças, com eventos a partir deste sábado (18), até o próximo dia 26
Carnaval infantil, em Niterói. Foto: Bruno Eduardo Alves
Bloco de carnaval para crianças no Campo de São Bento, em Niterói. Foto: Bruno Eduardo Alves/Prefeitura de Niterói

As crianças também ganharam uma programação especial de Carnaval. A Prefeitura organizou eventos voltados para a garotada. em diversos pontos da cidade. As atrações começam neste sábado (18), com trio elétrico na Rua Nóbrega, no Jardim Icaraí, e vão até o próximo domingo, dia 26 de fevereiro.

Nesse domingo (19), a festividade será no Campo de São Bento. Em um dos locais preferidos da criançada, o evento inclui o bloco “Varandinha do Paschoal”. Trata-se de uma edição especial de “Bailinho de Carnaval”, que vai ser realizado no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno. Também haverá apresentação da bandinha do Paschoal, comandada pelo mestre Badico Brasil, e com o Grupo Lekolé.

Leia mais: Carnaval 2023: agenda dos blocos de rua de Niterói

Em São Francisco, o carnaval infantil será concentrado na Praça Dom Orione. Outro ponto de encontro para a garotada no carnaval será na Reserva Cultural, em São Domingos, onde a festa já virou tradição para os pequenos.

A programação de matinês também se estende para a Zona Norte da cidade: no Horto do Barreto e na Travessa Continental, no Fonseca, haverá eventos durante todos os dias de carnaval.

Já no Parque Esportivo do Caramujo, a organização promete oficinas de máscaras, fantasias e de produção de instrumentos de percussão recicláveis pela Clin, além de batalha de Tik Tok. Na Praça da Abolição, também no Caramujo, está programada uma grande festa voltada para as famílias.

Inclusão

Em Niterói, o carnaval infantil abre alas também para a inclusão. O Carnapupa é um bailinho gratuito que será realizado no sábado (25), das 15h às 18h, na sala Nelson Pereira dos Santos, em São Domingos.

A festa terá muita música (baixinha) com a dupla Glorinha e Renato, desfile de fantasia, brincadeiras, contação de histórias, atividades sensoriais, espaço de acolhimento e diversidade.

O evento também terá a presença do grupo Brincantar Folia, uma vivência cultural carnavalesca, baseada em ritmos de Pernambuco, Bahia e Rio de Janeiro com brincadeiras dançadas.

O Carnapupa é feito com base na doação de produtos, parcerias público-privadas e atuação de voluntários. A realização é do Lagarta Vira Pupa, organização que, através da mobilização social e política, trabalha por uma sociedade mais inclusiva, acolhedora e acessível para pessoas com deficiência e suas famílias.

O evento é gratuito, mas para participar é preciso se inscrever, aqui 

A Sala Nelson Pereira dos Santos  fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880, em São Domingos.

Programação pela cidade

Icaraí

  • 18 e 20/02 – Trio elétrico na Rua Nóbrega (das 15h às 17h)
  • 18/02 – Bistrô MAC (das 16h às 20h) – Reservas – 2629-1416
  • 18, 19, 20 e 21/02 – Matinê do Jardim Icaraí – Rua Leandro Mota (das 12h às 19h)
  • 18, 19, 20 e 21/02 – Carnaval da Nóbrega – Matinê com Banda Infantil (das 14h às 16h) – Banda de Marchinhas (das 17h às 19h)
  • 19/02 – Bailinho de Carnaval, com Bandinha do Paschoal e Lekolé – Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, Campo de São Bento (às 9h)

São Francisco

  • 18, 19, 20 e 21/02 – Carnaval Infantil de São Francisco – Praça Dom Orione – Rua Gen. Rondon 279, São Francisco (das 10h às 18h)

São Domingos

  • 20 e 26/02 – Matinê do Reserva Cultural (das 17h às 20h)

Barreto

  • 18, 19, 20 e 21 /02 – Matinê do Barreto – Horto do Barreto (das 11h às 17h)

Fonseca

  • 19, 20 e 21/02 – Carnaval de Rua Matinê do Fonseca – Trav. Continental s/n, acesso pela Rua Alzira Vargas, 61 (das 14h às 18h)

Caramujo

  • 18, 19, 20 e 21/02 – Carna Caramujo – Praça da Abolição – (bailes infantis a partir de 16h)

COMPARTILHE