13 de janeiro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Candidatos ao governo voltam às origens em último dia de campanha

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Freixo foi a São Gonçalo, enquanto Neves esteve em Niterói. Castro fez campannha com filha de Fernandinho Beira-Mar
Rodrigo Neves e Marcelo Freixo em último dia de campanha eleitoral. Fotos: Alex Ramos//Divulgação
Rodrigo Neves e Marcelo Freixo em último dia de campanha eleitoral. Fotos: Alex Ramos//Divulgação

Rufem os tambores. Depois de 45 dias de campanha eleitoral, as eleições agora batem na porta – o primeiro turno é neste domingo (2).

Enquanto o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) alocava as urnas eletrônicas em suas devidas seções eleitorais neste sábado (1º), os candidatos ao governo do Rio de Janeiro tentavam atrair o eleitor indeciso. A parcela desse eleitorado é de 20%, segundo o Ipec, e 17%, conforme o Datafolha.

Diante da proximidade do pleito, o A Seguir: Niterói passou a acompanhar mais de perto o dia a dia dos postulantes ao Palácio Guanabara. Neste sábado, aliás, elencamos os principais atos e propostas para o estado dos quatro primeiros colocados nas pesquisas de intenções de voto: Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB), Rodrigo Neves (PDT) e Paulo Ganime (Novo).

Leia mais: A um dia do primeiro turno das eleições, Niterói recebe 1.315 urnas eletrônicas

Cyro Garcia (PSTU) aparece um ponto percentual à frente de Ganime no Ipec, porém três pontos atrás no Datafolha. Lembrando que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve, por unanimidade, a decisão que indeferiu as candidaturas de Wilson Witzel (PMB) e Luiz Eugênio (PCO). Dessa forma, eles estão oficialmente inelegíveis.

O últmo dia dos candidatos

Cláudio Castro (PL):

O candidato à reeleição contou com a presença da filha do traficante Fernandinho Beira-Mar, Fernanda Costa (MDB), em seu último dia de campanha. A vereadora em Duque de Caxias participou de uma carreata de Castro na cidade, localizada na Baixada Fluminense.

No evento em Caxias, segundo o portal UOL, o governador desfilou no alto de um carro que tinha parte das numerações das placas tapadas por adesivos de sua campanha, o que é considerado uma infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro.

O governador ainda esteve em Nova Iguaçu, também na Baixada Fluminense, de onde partiu para três eventos na cidade do Rio: nos bairros da Penha, na zona norte, Jacarepaguá, na zona oeste, e, por fim, na favela da Rocinha, na zona sul.

Marcelo Freixo (PSB):

Marcelo Freixo fez campanha em São Gonçalo neste sábado. Foto: Divulgação

O deputado federal Marcelo Freixo encerrou a campanha eleitoral para o primeiro turno em sua cidade natal, São Gonçalo, que abriga o terceiro maior colégio eleitoral do estado, com mais de 600 mil eleitores. Ele ainda fez campanha no Cadeg, no bairro de Benfica, na Zona Norte do Rio.

Ele demonstrou otimismo em chegar ao segundo turno das eleições – as últimas pesquisas do Ipec e Datafolha, divulgadas neste sábado, véspera do pleito, indicam que a disputa para o governo do Rio não vai acabar neste domingo. Marcelo Freixo encerrou o dia em Duque de Caxias, segundo maior colégio eleitoral, na Baixada Fluminense.

Paulo Ganime (Novo):

O deputado federal foi ao Cadeg, na Zona Norte do Rio, no período da manhã. No local, ele conversou com eleitores e prometeu gerar empregos, sem detalhar de que maneira. Seguindo a pauta de sua legenda, afirmou que vai garantir “menos burocracia, mais liberdade econômica e redução de carga tributária”.

De lá, Ganime seguiu para o município de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, onde esteve no primeiro dia de campanha. No local , o candidato esteve ao lado de sua esposa, Sara Ganime, e apoiadores. Ganime encerrou o dia em Madureira, Zona Norte do Rio.

Rodrigo Neves (PDT):

Rodrigo Neves voltou às suas origens em último dia de campanha. Foto: Alex Ramos

Igualmente a Freixo, Rodrigo Neves também voltou às suas raízes, em Niterói, cidade que governou por oito anos, no último dia de campanha. No primeiro ato, o candidato fez uma caminhada em Icaraí, bairro que agrupa uma das maiores zonas eleitorais do município. O candidato mostrou-se confiante com a possibilidade de conseguir uma virada improvável e seguir para o 2º turno.

Ao longo do dia, o ex-prefeito de Niterói participou de encontros com moradores do Morro do Zulu e Viradouro, em Santa Rosa, Teixeira de Freitas, no Fonseca, Morro do Estado, no Centro, Morro do Preventório, em Jurujuba, além de Bonsucesso, Jacaré, Boa Esperança e Lagoa, na Região Oceânica.

COMPARTILHE