Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Candidatos à prefeitura de Niterói cruzam a cidade para falar sobre saúde com os eleitores

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Teve candidato, também, que não compareceu àsabatina promovida por um veículo de comunicação, nesta quarta-feira (2)
carreata rodrigo região oceânica
A carreata de Rodrigo Neves (PDT) percorreu a Região Oceânica. Fotos: Divulgação

Piratininga, Jurujuba e São Lourenço foram alguns dos bairros por onde candidatos à prefeitura de Niterói passaram, nesta quarta-feira (2). Dentre as promessas feitas, a maioria contemplou a área de saúde. Teve candidato, também, que não compareceu a sabatina promovida por um veículo de comunicação.

Região Oceânica

O candidato Rodrigo Neves(PDT) iniciou o dia com uma carreata pela Região Oceânica, ao lado da vice na sua chapa, Isabel Swan. O ponto de partida foi no Jardim Imbuí, que recentemente ganhou o Centro de Esporte e Lazer Alfredo Sirkis, na Ilha do Tibau.

Também com Felipe Peixoto e Guilherme Bussinger no alto do carro de som, ele partiu, em seguida, para a Praia de Piratininga. Segundo Rodrigo Neves, a região vive um momento de valorização imobiliária “após as inúmeras intervenções da prefeitura nos últimos anos”. Ele deu como exemplo dessas intervenções obras de pavimentação de ruas, o túnel  Charitas-Cafubá, o Hospital Oceânico e o Parque Orla Piratininga.

– Qualidade de vida caminha junto a preservação ambiental. Eu e Isabel, que é do Partido Verde, temos esse compromisso, ao contrário do nosso adversário Jordy, que como deputado federal votou a favor daquele projeto infame de passar a boiada em área florestal, ameaçando a Mata Atlântica. Ele não tem compromisso com nada, porque além de não ajudar, ele prejudica a população da cidade. Como parlamentar, ele tinha direito a mais de 100 milhões de reais em emendas, mas só destinou menos de 2% para Niterói. O resto foi para outros locais, inclusive para ONG envolvida com o escândalo do Ceperj – afirmou Rodrigo Neves.

O candidato prometeu, para o próximo ano, iniciar as obras do Centro de Consultas e Exames da Região Oceânica no antigo Hospital da Amil, atualmente abandonado, na Francisco da Cruz Nunes.

Outubro Rosa

Talíria Petrone: atenção ao Outubro Rosa

Em diferentes atividades, ao longo do dia, a candidata Talíria Petrone (Psol) chamou a atenção para a importância dos eventos relacionados com o Outubro Rosa, que tem como foco atividades de prevenção e controle do câncer de mama.

– A gestão municipal tem que ter o compromisso de sustentar o Pacto pela Saúde na defesa do SUS e da vida de todas as pessoas, garantindo uma gestão pública dos seus principais eixos, como a saúde da mulher. O número de óbitos por neoplasia maligna da mama e o número de óbitos por neoplasia maligna no colo do útero vem crescendo nos últimos anos. Em 2019, eram 30 óbitos por neoplasia maligna da mama a cada 100 mil mulheres. Já em 2023, subiu para 39. O número de óbitos por neoplasia maligna no colo do útero triplicou nos últimos anos, passando de três a cada 100 mil mulheres em 2019, para nove a cada 100 mil em 2023, o que demonstra que a saúde da mulher tem sido sim negligenciada em Niterói – informou.

Se eleita, pela disse que pretende criar um Programa de Atenção Especial à Saúde da Mulher. O objetivo é melhorar  a periodicidade de exames ginecológicos e de imagem, além de facilitar o acesso a métodos contraceptivos.

Também faz parte dos seus planos a implantação de Centros do Cuidado – espaços que promovem atendimento integrado para as mães e seus filhos, do pré-natal ao primeiro ano de vida do bebê, por uma equipe especializada.

Nesta quarta-feira, a candidata começou o dia com corpo a corpo no Centro, seguindo para a Feira da Economia Solidária do Ingá e para o Bandejão da UFF, no Gragoatá. Mais tarde, a bordo de um carro de som, percorreu Jurujuba, Icaraí, São Lourenço e Fonseca.

Bruno Lessa em Jurujuba.

Médico de família

Durante caminhada em Jurujuba, o candidato Bruno Lessa (Podemos) conversou com moradores sobre a situação da rede pública municipal de saúde.

– Os moradores de Jurujuba fizeram relatos de vários problemas do bairro, mas principalmente da saúde. O Programa Médico de Família, nascido aqui perto, no Preventório, não atende mais como atendia. Faltam médicos especialistas e há uma dificuldade muito grande para conseguirem atendimento. É lamentável que isto ocorra, visto que o orçamento da saúde municipal é de mais de R$ 790 milhões somente este ano – disse ele.

O candidato prometeu resgatar o programa Médico de Família, ampliando os módulos de Médico de Família para atender toda a população elegível ao programa e que ainda não é beneficiada, “melhorando os indicadores de saúde municipais, que estão entre os piores do Brasil”.  Além disso, pretende, também, reestruturar as unidades hospitalares do município, “modernizando a infraestrutura física e integrando a rede”.

Faltou

O candidato do PL, Carlos Jordy, tinha agendada uma sabatina em um veículo de imprensa, porém, não compareceu.

 

 

COMPARTILHE