COMPARTILHE
Exposição, palestras, exames, caminhada, bicicletada e remada fazem parte da programação que acontece ao longo do mês, em Niterói, como parte da campanha Outubro Rosa, de conscientização a respeito do câncer de mama.
Leia mais: Hotel Panorama, no caminho do Parque da Cidade, pode ser concluído, depois de 50 anos de abandono
A Caminhada Rosa já se tornou tradição na cidade. Em 2023, será realizada no próximo sábado (7), a partir das 8h30, com concentração na Reitoria da UFF, na praia de Icaraí.
Já a exposição “Quem tem medo do Câncer”, será inaugurada nesta terça-feira (3), no Multicenter Itaipu. É formada por 15 painéis de fotos com depoimentos de mulheres e homens pacientes de câncer de mama para reforçar a mensagem de cura aos que enfrentaram a doença. Poderá ser visitada até 31 de outubro.
– Nosso objetivo é alertar a população para a prevenção do câncer de mama, doença que atinge mulheres e homens em todo o mundo. Buscamos desmistificar que câncer é igual à morte, pois com o diagnóstico precoce conseguimos curar mais de 90% das pessoas. Estimulamos também as pessoas a terem uma atitude preventiva com uma vida saudável, controlando o peso, não bebendo, não fumando. Manter os exames em dia é um dos fatores fundamentais para o processo de cura – explicou o mastologista Rodrigo Souto, diretor técnico da PróOnco Mulher e diretor científico do Instituto Oncomed, instituições que, há sete anos, estão à frente de várias atividades dentro da programação do Outubro Rosa, em Niterói.
Somente em 2022 foram registrados mais de 2 milhões de casos de câncer de mama, em todo o mundo, sendo 66 mil deles no Brasil. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer na população feminina em quase todas as regiões do país.
A doença é causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, formando tumor com potencial de invadir outros órgãos. Segundo dados do Inca, a incidência e a mortalidade por câncer de mama tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos. Especialistas reiteram a importância dos exames de rastreio e alertam para os riscos dos diagnósticos tardios.
– O mês de outubro é importante para chamar a atenção da população sobre o câncer de mama e colo de útero. O município de Niterói possui o Programa Niterói Mulher e, desde sua implantação, estamos ampliando as ações, garantindo a promoção à saúde, tratamento e reabilitação dos pacientes com câncer, além do suporte necessário, possibilitando o aumento da qualidade e sobrevida das pacientes – informou a secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider.
Lançado em outubro de 2021, o Programa Niterói Mulher é uma estratégia de controle e acompanhamento do câncer de mama e colo de útero. O objetivo é diagnosticar precocemente casos de câncer e iniciar o tratamento em menos de 60 dias, diminuindo, assim, os riscos de complicações e mortalidade.
De acordo com a Prefeitura, o município ampliou a oferta de cirurgias de câncer de mama e colo de útero ao iniciar os procedimentos no Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino. A secretaria de Saúde também realiza o encaminhamento das pacientes para tratamento com radioterapia ou quimioterapia.
No próximo dia 21 de outubro, a Prefeitura vai promover o “Dia Delas”. Das 8h às 17h, as Unidades de Saúde estarão abertas para realização de exame citipatológico, exame clínico das mamas, solicitação de mamografias de rastreamento e oportunístico.
Dia 04/10
Outubro Rosa – OAB Niterói
Horário: das 17h às 19h
Abertura: Pedro Gomes – presidente da OAB Niterói
Expositores: Theresa Cypreste (mastologista), Luiz Felipe Chichierchio (cirurgião plástico), Deisimar Bigo (micropigmentação), Thathiana Michelsen (psicóloga e psico–oncologista).
Dia 14/10
Pedal Rosa
Horário: 08h
Local: Concentração Caminho Niemeyer – trajeto do Caminho até a Praia de Icaraí (Reitoria)
Dia 19/10
Roda de conversa sobre a prevenção de câncer de mama com o mastologista Rodrigo Souto, às 15h, no Itaipu Multicenter.
Dia 21/10
Remada Rosa, 08h – Quiosque 15 – Charitas
7ª Jornada de Mastologia, das 9h às 12h no Hotel H. Para ginecologistas, oncologistas e mastologistas.
Dia 26/10
Atividade de relaxamento
14h Hospital Municipal Oceânico Gilson Cantarino
Dia 28/10
Dia Pink. Um dia inteiro de palestras, oficinas como a de lenços e uma série de informações sobre tatuagens, entre outras ações, das 8h às 18h, no Reserva Cultural.
Dia 29/10
Atendimento médico de mastologia gratuita em comunidades do Centro de Niterói
COMPARTILHE