COMPARTILHE
Quando acaba o calorão? Essa é a pergunta que não sai da cabeça de quem precisa enfrentar as altas temperaturas no dia a dia. De acordo com os meteorologistas, a previsão é de que o fenômeno se estenda, pelo menos, até a próxima segunda-feira, 24 de fevereiro. Portanto, sim, a previsão é de ainda mais calor neste fim de semana em Niterói.
Leia mais: Um alerta dos médicos: cuidado com o calor de 40 graus em Niterói, uma cidade com muitos idosos
Nesta sexta-feira (21) a previsão é de muito calor em Niterói. A máxima prevista é de 32° e a mínima de 26°. A umidade do ar baixa deixa o clima seco.
A onda de calor vai durar e pode quebrar recordes. Para ser caracterizada como onda de calor, as temperaturas precisam se manter 5°C acima da média por pelo menos cinco dias consecutivos.
Ele ainda comenta que cada local pode ter uma pequena variação no dia em que o pico será registrado.
O fenômeno atinge, principalmente, o Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste. Nessas regiões, há a presença de altas temperaturas e pouca chuva, isso porque um bloqueio atmosférico está impedindo a entrada da frente fria.
No sábado, faz sol com algumas nuvens e não há previsão de chuva. A temperatura segue alta, com máxima prevista de 31°. Já a mínima será de 26°. O clima continua seco devido à baixa umidade relativa do ar.
No domingo, faz sol com aumento de nuvens de manhã. Há previsão de pancada de chuva à tarde e à noite, porém passageira e de baixíssima intensidade: cerca de 0.9mm. A umidade do ar pode chegar a 56% de mínima.
A Prefeitura de Niterói junto da Defesa Civil tem divulgado, no perfil do Instagram, algumas recomendações para enfrentar o calorão em segurança.
– Hidrate-se: Beba muita água e inclua frutas, legumes e verduras na alimentação.
– Proteja a pele: Use protetor solar e reaplique ao longo do dia.
– Refresque-se: Enrole gelo em um pano e aplique atrás do pescoço, axilas e virilha para abaixar a temperatura corporal.
– Saúde em dia: Não deixe de tomar seus medicamentos de rotina.
– Roupas leves: Use tecidos frescos e proteja-se com bonés, chapéus e óculos de sol.
– Horários seguros: Evite atividades físicas nos horários de pico do calor (10h às 16h).
– Ambientes ventilados: Prefira locais arejados e evite choques térmicos ao sair do ar-condicionado para o calor da rua.
– Cuidado com os pets: Disponibilize água fresca e evite passeios nos períodos mais quentes do dia.
COMPARTILHE