Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Brasil já resgatou quase mil pessoas da zona de guerra em Israel

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail

COMPARTILHE

Quinto voo de resgate de brasileiros chega na madrugada deste domingo (15); Operação Voltando em paz terá 15 vôos
unnamed (13)
Os aviões da Força Aérea brasileira fazem o resgate de brasileiros na zona de conflito no Oriente Médio. Foto: Agência Brasil.

Uma aeronave KC-30 da Força Aérea Brasileira decolou às 11h55 (hora de Brasília), deste sábado (14), do Aeroporto Ben Gurion, em Tel Aviv, Israel, com 215 passageiros, com destino ao Galeão, no Rio de Janeiro, com aterrissagem prevista para 1h45 da manhã deste domingo. No grupo, estão nove bebês de colo. A Operação Voltando em Paz, do Governo Federal, já retirou 916 brasileiros da zona de conflito no Oriente Médio e 24 animais de estimação.

Neste sábado, um grupo com 16 brasileiros iniciou o deslocamento para cruzar a fronteira. Eles estavam abrigados na escola católica Rosary Sisters, no norte de Gaza, e seguiram num ônibus fretado pelo Governo Brasileiro para Khan Yunis, ao sul da Faixa de Gaza. Lá, se juntaram a um outro grupo de cerca de 10 brasileiros que têm interesse na repatriação.

Agora, o Governo Federal articula com autoridades palestinas, do Egito e de Israel o cruzamento em segurança da fronteira do território palestino com o Egito na cidade de Rafah. Quando estiverem no Egito, os brasileiros seguirão para o aeroporto que ainda será definido para o traslado final do grupo para o Brasil.

-Os brasileiros que estavam em Gaza conseguiram sair da zona de conflito e chegaram a Khan Yunis, posto de fronteira com o Egito. Agora, vamos esperar que essa fronteira abra. Assim que abrir, imediatamente a gente consegue fazer o nosso pessoal cruzar. Mas, graças a Deus, eles estão longe da parte mais intensa dos bombardeios, que é a parte Norte -, afirmou o embaixador Alessandro Candeas, chefe do Escritório de Representação do Brasil em Ramala, na Cisjordânia.

 

 

 

 

COMPARTILHE