Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Lula lidera, mas Bolsonaro reduz vantagem do candidato do PT, aponta Datafolha

Por Redação

COMPARTILHE

Diferença entre os dois, que era de 18 pontos para Lula em julho, agora é de 15 pontos percentuais
bolsonaro e lula 2
Lula e Bolsonaro: polarização acirrada marca o começo da campanha eleitoral pela Presidência

O presidente Bolsonaro (PL) conseguiu se mexer três casas para cima, indo de 29% para 32% das intenções de voto, mas não tirou votos do líder na disputa pelo Planalto, o ex-presidente Lula (PT), que continuou com 47%. Pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (18/8) mostra que a campanha iniciada oficialmente na terça-feira  poderia até ser decidida no primeiro turno (Lula tem 51% dos votos válidos) se as eleições fossem hoje, mas este cenário se tornou mais difícil diante da curva de  Bolsonaro.

A subida do atual presidente é tímida e dentro da margem de erro, mas estrategistas dos dois lados avaliam que benesses distribuídas em plena campanha, como o aumento do Auxílio Brasil e a redução do preço da gasolina, ainda podem favorecer mais Bolsonaro.

O ex-ministro Ciro Gomes continua em terceiro mas conseguiu perder um ponto, ficando com 7%. Candidata do MDB, a senadora Simone Tebet não saiu do lugar ainda e tem apenas 2%.  Os demais candidatos estão com menos que isso ou não pontuaram.

Encomendada pelo jornal Folha de S.Paulo e pela TV Globo, a pesquisa foi realizada entre os dias 16, quando a campanha iniciada há muito mais tempo começou oficialmente, e esta quinta-feira, dia 18. A sondagem já pegou, portanto, eleitores que passaram a receber, desde o dia 9, R$ 600 de Auxílio Brasil. Registrou também, o que bolsonaristas comemoram, um aumento ainda maior do apoio ao atual presidente entre o eleitorado evangélico.

Maioria rejeita Bolsonaro

O presidente é rejeitado por 51% dos eleitores, segundo o Datafolha. Ele conseguiu reduzir esse percentual imenso, mas apenas dentro da margem de erro de dois pontos percentuais. A rejeição a Lula, a segunda mais alta entre todos os 11 candidatos à Presidência, é de  37% hoje.

COMPARTILHE