Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta aumento de casos de Covid-19 no país

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Das 27 unidades federativas do país, 19 apresentam sinal de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG)
vacina bivalente - prefeitura de niterói
Coordenador do estudo alertou para a importância da vacinação contra a doença. Foto: Arquivo A Seguir Niterói

Das 27 unidades federativas do país, 19 apresentam sinal de crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Na população adulta, o crescimento é majoritariamente em função da Covid-19. É isso o que aponta o mais recente Boletim InfoGripe da Fundação Oswaldo Cruz, divulgado nesta quinta-feira (27).

Leia mais: Niterói inicia aplicação da vacina bivalente contra Covid para maiores de 18 anos

 

Em nove dos estados (Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina), o crescimento da doença se deu em diversas faixas etárias.

 

“Nas crianças, o aumento se mantém, fundamentalmente, associado ao vírus sincicial respiratório (VSR). Na população adulta, o crescimento é majoritariamente em função da Covid-19, embora também o estudo tenha observado ocorrências associadas aos vírus influenza A e B em diversos desses estados”, informa o Boletim. 

 

Referente à SE 15 (período de 9 a 15 de abril), o estudo verificou indícios de aumento de SRAG no Acre, Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

 

No Maranhão, Pará, Rio Grande do Norte,  Rio Grande do Norte, Roraima, Rondônia, Sergipe e Tocantins, o sinal de crescimento está concentrado fundamentalmente nas crianças.

 

Já no Acre, Alagoas e Paraíba, “o crescimento ainda é compatível com oscilação em período de baixa atividade”. No Distrito Federal, a análise por faixa etária indica queda entre as crianças, porém aumento na população adulta.

 

De acordo com o estudo, embora ainda se apresente crescimento no agregado populacional na Bahia, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, há sinais de redução da taxa de crescimento nas faixas etárias da população adulta e início de queda entre as crianças.

“Observam-se tendências distintas entre os vírus associados aos casos em adultos nesses estados. Enquanto os casos associados à Covid-19 sugerem desaceleração para os vírus influenza A e B, há indícios de aumento recente de influenza A e B em diversos desses estados”, afirmou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

Diante desse quadro, Gomes observa que o cenário de aumento de casos de SRAG associados à Covid-19, bem como o aumento recente aos  associados ao vírus influenza A, “reforça a importância de adesão às campanha de vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe”.

 Óbitos por SRAG no país

Referente aos casos de SRAG de 2023, já foram registrados 2.678 óbitos, sendo 1.572 (58,7%) com resultado laboratorial positivo para algum vírus respiratório, 963 (36,0%) negativos, e ao menos 67 (2,5%) aguardando resultado laboratorial.

Dentre os positivos do ano corrente, 4,3% são influenza A; 2,9% são influenza B; 4,5% são VSR; e 85,6% são Sars-CoV-2 (Covid-19). Nas quatro últimas semanas epidemiológicas, a prevalência entre os casos positivos foi de 12,6% para influenza A; 7,9% para influenza B; 10,9% para VSR; e 68,6% para Sars-CoV-2 (Covid-19).

COMPARTILHE