COMPARTILHE
Uma boia feita de garrafas pet e sacos de ração foi colocada na pedra do Pampo, em Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói. A iniciativa é do grupo de guarda-vidas da região. Como explicou o cabo Bruno Lassé, o objetivo é ampliar as ações de prevenção contra afogamentos, principalmente, de pescadores, em períodos em que o mar se encontra agitado e com ondas grandes.
Leia mais: Aberta a temporada de pinguins em Niterói
Segundo ele, é comum a ocorrência de acidentes provocados por ondas mais fortes que jogam no mar quem está na pedra. Os pescadores são as principais vítimas.
A Itacoaboia fica ligeiramente presa em um gancho para evitar ser deslocada pelo vento.
Qualquer pessoa pode lança-la no mar ao avistar alguém na água, em situação de perigo. É preciso cuidado na hora de arremessar a boia para evitar escorregões na pedra. Após lançar a boia, deve ser pedido socorro pelo número 193.
– Nunca entre em um mar agitado para tentar salvar uma pessoa que está se afogando. A boia vai ajudar a pessoa a flutuar enquanto aguarda por socorro – explicou o guarda-vidas.
A boia é 100% reciclável e foi feita com a ajuda dos integrantes do Projeto Mãos que atende crianças e adolescentes de comunidades de Itaipu.
COMPARTILHE