Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Boas notícias na economia: maior índice de emprego com carteira, renda recorde e PIB em alta

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Atividade econômica mostra vitalidade no início de 2024 e bancos aumentam projeção de crescimento para 1,9%
Supermercado-niterói
Previsão do Banco Central é de aumento de consumo ao longo do ano. Foto: arquivo

Depois de fechar o ano com crescimento de 2,9% e um PIB de R$ 10,9 trilhões, a economia brasileira dá sinais de que permanece aquecida, neste início de ano, contrariando a previsão de bancos e economistas. O Brasil atingiu alguns marcos importantes em fevereiro: tem 100,2 milhões de trabalhadores ocupados; o emprego com  carteira assinada chegou a 37,995 milhões de pessoas, o maior número da série histórica iniciada em 2012; a renda da população, a soma dos salários de todos os trabalhadores no mês. chegou a R$ 307,2 bilhões; e o Banco Central revisou a previsão de investimentos e consumo das famílias e crescimento do PIB para o ano de 1,7% para 1,9%.

A melhoria nas atividades econômicas fez com que 332 mil pessoas que haviam desistido de procurar emprego, por falta de perspectiva, voltassem a se apresentar ao mercado de trabalho. Pelo critério do IBGE, a taxa de desemprego é determinada em função do número de pessoas que buscam trabalho e aquelas que conseguem ocupação. Desta forma, mesmo com o aumento do número de vagas, a taxa de desemprego passou de 7,5% no trimestre anterior para 7,8%. Outro indicador que se manteve sob controle foi o da inflação, devendo ficar em 3,5% em 2024, acima da meta de 3%, mas dentro da margem de tolerância, que chega a 4,5%.

Veja também: Niterói bombando: abertura de negócios na cidade é maior do estado | A Seguir Niterói (aseguirniteroi.com.br)

 

COMPARTILHE