Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Ainda não acabou! Bloco ‘Não é Não’ e Sinfônica Ambulante encerram o carnaval de Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Cidade terá variedade de blocos para todos os gostos
Bloco Não é Não
Bloco” Não é Não” se junta a Sinfônica Ambulante. Foto: Lucas Benevides

Ainda não acabou. Os foliões que já estão sentindo falta do carnaval podem comemorar, pois neste fim de semana tem mais blocos em Niterói. No sábado (17), tem  cortejo da fanfarra mais famosa da cidade, a Sinfônica Ambulante. A concentração será neste sábado (17), na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí, às 14h, com desfile pela orla, a partir das 16h, e dispersão na altura da Rua Mariz e Barros.

Leia mais: O carnaval perfeito da Viradouro e de Niterói

Encerramento do Carnaval 2024

Dessa vez, a Sinfônica se junta com o bloco “Não é Não”, que tem como proposta, além de animar os foliões, conscientizar as pessoas sobre os assédios e abusos com as mulheres durante o carnaval.

Sinfônica Ambulante faz cortejo em Niterói neste sábado (17), às 14h, na Praia de Icaraí. Foto: Arquivo

O enredo

O enredo desse ano tem como tema o “Carnaval com diversão e sem importunação”. O bloco é organizado pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), da Prefeitura de Niterói,

O bloco vai contar com distribuição de coletores menstruais, absorventes reutilizáveis e camisinhas. No local também será realizada, a partir das 14h, uma oficina de adereços de cabeça de carnaval com a aderecista Wyna Castanheira e outra de customização de abadás e camisas, com Quelli Quintana. Para participar, basta levar o próprio abadá. Os foliões podem levar o próprio copo já que haverá distribuição de água gratuitamente.

A história

Fernanda Sixel, uma das idealizadoras do bloco, integrante do Conselho Municipal de Mulheres e ex-coordenadora da Codim, explica que o Bloco “Não é Não” surgiu há cinco anos, em uma iniciativa conjunta da Coordenadoria com o Conselho Municipal de Política para as Mulheres.

– Buscamos dar visibilidade ao grande número de assédios e abusos que ocorrem contra as mulheres no período da folia. Carnaval é uma grande manifestação popular da alegria, mas também é momento de conscientização sobre os nossos direitos. Que as mulheres possam curtir a festa sem serem assediadas, importunadas, constrangidas, e que tenhamos, no carnaval ou fora dele, uma vida sem violência – afirma Fernanda Sixel.

O “Não é Não” conta com o apoio da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser), Niterói Transporte e Trânsito (Nittrans), Guarda Municipal, Coordenadoria de Gestão de Eventos (CGE), Niterói Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) e da concessionária Águas de Niterói.

Outras atrações 

Também no sábado, ocorrerá o Bloco Carnavalesco 5%, na Rua Viçoso Jardim 120, no Viçoso Jardim, das 18h às 22h.

Já no domingo (18), é a vez do Bloco Se Parar Nós Empurra, na Rua Dr. Antonio M. Júnior 25, na Engenhoca, das 15h às 19h e do Carnamar, no Iate Clube Jurujuba, das 10h às 15h.

Programação completa: 

17/02 (sábado)

  • Sinfônica Ambulante com o bloco “Não é Não”, (Concentração às 14h com saída, às 16h da Praça Getúlio Vargas, Icaraí)
  • Bloco Carnavalesco 5% (Rua Viçoso Jardim 120, no Viçoso Jardim, das 18h às 22h)

18/02 (domingo)

  • Bloco Se Parar Nós Empurra (Rua Dr. Antonio M. Júnior 25, na Engenhoca, das 15h às 19h).
  • Carnamar (Iate Clube Jurujuba), das 10h às 15h.

Dicas para aproveitar ao máximo:

  • Use roupas leves e confortáveis
  • Leve protetor solar, chapéu/boné, óculos escuros
  • Beba bastante água para se manter hidratado
  • Respeite o espaço de outros foliões
  • Curta a festa com responsabilidade e segurança

COMPARTILHE