COMPARTILHE
Ajudar ciclistas a recuperarem bicicletas furtadas e apreendidas pelos agentes de segurança. Esse é o objetivo do programa “Bike Segura Niterói”, lançado pela Prefeitura em parceria com a Polícia Militar.
Leia mais: Niterói terá R$ 5,390 bi e o desafio de melhorar a vida dos moradores em 2024
Na prática, foi criado um banco de dados ligado ao Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp), do município, com os números dos chassis das bikes dos proprietários cadastrados no Bicicletário Arariboia, no Centro da cidade.
Qualquer usuário de bicicleta, em Niterói, pode registrar o número de série de sua bike no Bicicletário Arariboia. Quem já tem cadastro no local, pode apenas acrescentar a informação do chassi.- Com essas informações, a PM terá mais chance de chegar até os donos de bicicletas encontradas após furto. Como o Cisp funciona 24 horas, os dados poderão ser acessados a qualquer momento pelas forças de segurança – explicou o prefeito Axel Grael.
A medida chega no momento em que a bicicleta se tornou o “o novo celular” na mira dos assaltantes em Niterói. Em 2023, a Secretaria de Segurança do estado registrou sensível aumento no número de roubos de bicicletas, e Niterói aparece no topo da lista das ocorrências.
O secretário municipal de Ordem Pública, Paulo Henrique Azevedo de Moraes, diz que o programa será também um importante instrumento de combate a grupos criminosos especializados em furto de bicicletas. Segundo ele, na maioria dos casos, não se trata de furto de oportunidade:
– Estamos falando de pessoas preparadas, que sabem como romper correntes e cadeados – afirmou.
O Comandante do 12º BPM, tenente-coronel Aristheu Lopes acrescentou
– Quando hoje apreendemos uma bicicleta com alguém em atitude suspeita, geralmente essa pessoa não é enquadrada em crime e acaba sendo liberada. Isso porque não há registro nem contato com a vítima do furto.
Coordenador do Niterói de Bicicleta, Filipe Simões pede para a população que, em prol da segurança de suas bikes, utilize o Bicicletário Arariboia e os paraciclos espalhados pela cidade. E que, em caso de furto, faça o Boletim de Ocorrência junto à Polícia Civil.
– Só agora em dezembro instalamos 300 paraciclos, com mais de 600 vagas, que são ideais para se prender a bicicleta. Neles, os ciclistas encontram instruções de como trancar a bicicleta de forma segura – informou Simões.
O Bicicletário Arariboia conta atualmente com um cadastro de 17 mil usuários e 11,8 mil bicicletas.
Confira dicas do Niterói de Bicicleta:
—
COMPARTILHE