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Sabores do Rio: livro revela histórias de bares e restaurantes

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

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Influências históricas, características culinárias de botecos e favelas e chegada de chefs internacionais são alguns dos temas do livro de Cezar Marques, que será lançado nesta terça-feira (4), em São Francisco
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No livro, autor compartilha aprendizagens e convivências sobre a gastronomia fluminense. Foto: Divulgação

As histórias escondidas e a trajetória dos bares, botecos e restaurantes mais famosos do Rio. Os segredos que se revelam em cada sabor. Essa é a proposta do jornalista Cezar Marques, com o livro “Gastronomia do Rio de Janeiro: um pouco de história, trajetórias e saberes”.

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Dividido em 11 capítulos, o autor compartilha aprendizagens e experiências sobre a gastronomia fluminense. Inicialmente, Cezar se debruça nas influências históricas que contribuíram para a formação de uma gastronomia tipicamente brasileira. Ele aborda o empreendedorismo português e a chegada de chefs internacionais, além de revelar características culinárias de botecos e favelas do Rio. O livro tem ainda um sabor especial: receitas que se tornaram parte da história do Rio de Janeiro.

– Não é um guia de bares e restaurantes. Trata-se de um recorte na gastronomia do Rio de Janeiro. Há um capítulo em que falo do empreendedorismo dos portugueses. Ali são citados Gruta de Santo Antonio, Seu Antonio do Cafubá e Caneco Gelado do Mario, por exemplo. Em outro falo da chegada das churrascarias ao Rio de Janeiro. Cito a familia Mocellin, o Verdanna, Paludo e Osmar Buzin, hoje à frente do Noi e Buzin – destaca Marques.

Cezar Marques é nascido e criado em Niterói. Em sua obra, ele percorre a história de diversos bares e restaurantes da cidade. Foto: Divulgação

Sobre o autor 

Cezar Marques é jornalista, publicitário, pós-graduado em Docência Superior, com mestrado em História, Política, Bens Culturais e Projetos Sociais pelo Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas. É professor universitário, sócio-diretor da C Comunicação, agência especializada em comunicação integrada, e assessor de comunicação da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) – Regional Leste Fluminense do Rio de Janeiro.

No setor de bares e restaurantes, atuou como consultor de comunicação em diversos empreendimentos, desenvolvendo atividades de assessoria de imprensa, gestão para prevenção de crises, treinamento de equipes, marketing digital e elaborando projetos de identidade visual. No segmento de eventos, criou, planejou e executou projetos gastronômicos.

Editora Senac Rio  

A Editora Senac Rio, desde sua fundação, em 2000, publica obras que contribuem para o desenvolvimento de competências no mundo do trabalho. Com base na identificação de desafios e necessidades do mercado, busca sempre a excelência em conteúdos que promovam o aperfeiçoamento de aptidões gerenciais e técnicas de pessoas físicas e jurídicas, a fim de torná-las mais competitivas.

 

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