Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Banhistas se surpreendem com temperatura do mar nas praias de Niterói

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Niteroiense compara Piratinga com praias de água quente da Bahia. Temperatura do mar no Rio foi recorde em janeiro
calçadão piratininga
No final da tarde, em Piratininga, o mar parecia ainda mais quente. Foto: leitor

-Parece praia da Bahia, a água está quentinha – diz a banhista no telefone, na praia de Piratininga, convidando a amiga para um mergulho. Nos últimos dias, a temperatura da água chamou a atenção dos frequentadores da praia da Região Oceânica, que costuma ser mais fria. A constatação aparece nos registros científicos: a água do mar nunca esteve tão quente na costa do Rio. Segundo o site SeaTemperature neste sábado chega a 26,5 °C , contra a média  anual de 23,8 . Mas chegou a 28°C, em alguns pontos do litoral, nos últimos dias.

A cientista Regina Rodrigues, professora de oceanografia e clima da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e coordenadora do grupo que estuda o Oceano Atlântico e suas ondas de calor da Organização Meteorológica Mundial (OMM), entrevistada pelo jornal O Globo, sustenta que “este é o verão com o mar mais quente já registrado no Brasil. O Atlântico Sul nunca esteve com a temperatura da água tão elevada desde que as medições oceânicas por satélite começaram, há mais quatro décadas. Segundo ela, a tendência é que as águas continuem quentes pelo menos até abril.

A comparação com as praias da Bahia não é casual, considerando-se especialmente, a região da Baía de Todos os Santos. As águas das baías, que são mais abrigadas e têm menos renovação, costumam ser mais altas. No caso da Baía de Guanabara, as temperaturas agora registradas antes só apareciam nas praias de São Gonçalo. A Previsão do site Sea é que na próxima semana a temperatura da água no Rio de Janeiro caia para 25,6°C.

COMPARTILHE