Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Baixa procura por imunização de adolescentes em Niterói acende alerta na Prefeitura

Por Redação

COMPARTILHE

Mais de 20 mil pessoas entre 12 e 18 anos estão com a segunda dose atrasada; vacinados há oito semanas podem retornar aos postos
20210913140216_IMG_9580
Procura pela vacina está baixa entre adolescentes. Foto: Prefeitura de Niterói

Ao longo da última semana, a Prefeitura de Niterói realizou ações incomuns em seus canais de comunicação. Numa cidade que disse “sim” à vacina, o próprio Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, teve que vir a público fazer um apelo. Em vídeo direcionado aos adolescentes, com linguagem informal e alusão ao universo gamer, ele convocou o grupo a comparecer aos postos para a segunda dose. É que a baixa procura pela imunização entre os mais jovens acendeu um alerta. Mais de 20 mil pessoas entre 12 e 18 anos ainda não concluíram o ciclo vacinal.

Atualmente, a cobertura vacinal da primeira dose entre os adolescentes é de 80%, mas a da segunda é de apenas 12%. O assunto foi abordado durante a última transmissão do gabinete de crise, na noite de quinta-feira. Na ocasião, o Secretário foi direto ao ponto e fez um apelo aos pais e responsáveis.

— Primeiro um alerta, um pedido aos pais e responsáveis de adolescentes, que tiveram uma cobertura muito boa da primeira dose. Chegamos ao momento da segunda dose, mas a cobertura pode melhorar. Por isso eu peço aos adolescentes que tomaram vacina há oito, dez semanas, para tomar a segunda dose. — declarou Oliveira.

Os dados sobre a vacinação explicam a preocupação da Secretaria de Saúde. Segundo estimativa do IBGE, a cidade tem 40.152 habitantes entre 12 e 18 anos. Em 17 de setembro, a cobertura da primeira dose ultrapassava 70%, um pouco mais de 28 mil pessoas. Em 17 de novembro, dois meses depois, apenas cinco mil haviam completado o ciclo vacinal.

A diferença é de 23 mil pessoas, que poderiam ter completado a vacinação em oito semanas, já que tomaram a Pfizer como primeira dose, mas ainda não retornaram aos postos.

— Lembrando que a imunidade só se completa com duas doses. É fundamental tomar a segunda dose, especialmente os adolescentes — concluiu Oliveira na transmissão.

Em Niterói, a segunda dose da vacina contra a Covid está disponível para quem tem entre 12 e 17 anos, com intervalo de oito semanas da primeira dose.

Declaração desastrosa pode ter atrapalhado

A informação sobre os 70% vacinados foi divulgada pela Prefeitura de Niterói no fim de um dia muito problemático da campanha de vacinação contra a Covid. Na tarde de 17 de setembro, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia convocado a imprensa para se pronunciar sobre o Plano Nacional de Imunização e lançou dúvida sobre o imunizante aplicado nos adolescentes, além de suspender a vacinação do grupo.

A fala de Queiroga, que representou um endosso às opiniões anticientíficas do Presidente Jair Bolsonaro, foi considerada uma das mais desastrosas e danosas de toda a pandemia. Os especialistas mais respeitados de todo o país não só criticaram duramente o Ministro, como tiveram que ajudar a reconstruir a confiança de uma parcela da população na imunização dos adolescentes, que é sabidamente segura e eficaz.

COMPARTILHE