Niterói por niterói

Publicado

Baixa procura por imunização de adolescentes em Niterói acende alerta na Prefeitura

Por Redação
Mais de 20 mil pessoas entre 12 e 18 anos estão com a segunda dose atrasada; vacinados há oito semanas podem retornar aos postos
20210913140216_IMG_9580
Procura pela vacina está baixa entre adolescentes. Foto: Prefeitura de Niterói

Ao longo da última semana, a Prefeitura de Niterói realizou ações incomuns em seus canais de comunicação. Numa cidade que disse “sim” à vacina, o próprio Secretário Municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, teve que vir a público fazer um apelo. Em vídeo direcionado aos adolescentes, com linguagem informal e alusão ao universo gamer, ele convocou o grupo a comparecer aos postos para a segunda dose. É que a baixa procura pela imunização entre os mais jovens acendeu um alerta. Mais de 20 mil pessoas entre 12 e 18 anos ainda não concluíram o ciclo vacinal.

Atualmente, a cobertura vacinal da primeira dose entre os adolescentes é de 80%, mas a da segunda é de apenas 12%. O assunto foi abordado durante a última transmissão do gabinete de crise, na noite de quinta-feira. Na ocasião, o Secretário foi direto ao ponto e fez um apelo aos pais e responsáveis.

— Primeiro um alerta, um pedido aos pais e responsáveis de adolescentes, que tiveram uma cobertura muito boa da primeira dose. Chegamos ao momento da segunda dose, mas a cobertura pode melhorar. Por isso eu peço aos adolescentes que tomaram vacina há oito, dez semanas, para tomar a segunda dose. — declarou Oliveira.

Os dados sobre a vacinação explicam a preocupação da Secretaria de Saúde. Segundo estimativa do IBGE, a cidade tem 40.152 habitantes entre 12 e 18 anos. Em 17 de setembro, a cobertura da primeira dose ultrapassava 70%, um pouco mais de 28 mil pessoas. Em 17 de novembro, dois meses depois, apenas cinco mil haviam completado o ciclo vacinal.

A diferença é de 23 mil pessoas, que poderiam ter completado a vacinação em oito semanas, já que tomaram a Pfizer como primeira dose, mas ainda não retornaram aos postos.

— Lembrando que a imunidade só se completa com duas doses. É fundamental tomar a segunda dose, especialmente os adolescentes — concluiu Oliveira na transmissão.

Em Niterói, a segunda dose da vacina contra a Covid está disponível para quem tem entre 12 e 17 anos, com intervalo de oito semanas da primeira dose.

Declaração desastrosa pode ter atrapalhado

A informação sobre os 70% vacinados foi divulgada pela Prefeitura de Niterói no fim de um dia muito problemático da campanha de vacinação contra a Covid. Na tarde de 17 de setembro, o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, havia convocado a imprensa para se pronunciar sobre o Plano Nacional de Imunização e lançou dúvida sobre o imunizante aplicado nos adolescentes, além de suspender a vacinação do grupo.

A fala de Queiroga, que representou um endosso às opiniões anticientíficas do Presidente Jair Bolsonaro, foi considerada uma das mais desastrosas e danosas de toda a pandemia. Os especialistas mais respeitados de todo o país não só criticaram duramente o Ministro, como tiveram que ajudar a reconstruir a confiança de uma parcela da população na imunização dos adolescentes, que é sabidamente segura e eficaz.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email