Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Axel Grael nomeia mulheres às secretarias de Direitos Humanos e das Culturas de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Nadine Borges e Julia Pacheco são as novas secretárias municipais das pastas de Direitos Humanos e das Culturas, respectivamente.
Prefeitura-de-Niterói
Até o momento, o prefeito Axel Grael mudou o comando de seis secretarias de Niterói. Fotos: reprodução rede social da Prefeitura de Niterói

Em Niterói, Nadine Borges e Julia Pacheco são as novas secretárias municipais das pastas de Direitos Humanos e das Culturas, respectivamente.

Leia mais: Rodrigo Neves vai tocar maior projeto da Prefeitura de Niterói, com verba de R$ 2 bilhões

Nadine Borges é a nova secretaria municipal de Direitos Humanos.

Nadine Borges vai substituir Rafael Adonis na secretaria de Direitos Humanos. Ela é doutora em Sociologia e Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde atualmente cursa Pós-Doutorado. É vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil no Rio (OAB-RJ), além de  conselheira da mesma entidade. Foi assessora especial do Ministério dos Direitos Humanos e coordenadora de Relações Institucionais da Comissão Nacional da Verdade, além de presidente da Comissão da Verdade do Rio. Nadine integrou, recentemente, o Grupo Técnico de Direitos Humanos da equipe de transição do Governo Lula, contribuindo na redação final em diversos temas.

 

Julia Pacheco assume a secretaria municipal das Culturas.

Julia Pacheco é gestora cultural, pós-graduada em Cultura e Educação pela Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais e bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Foi pesquisadora da Cátedra UNESCO de Políticas Culturais. Em Niterói, atuou como chefe de gabinete da Secretaria das Culturas na implementação da Lei Aldir Blanc; do Programa Niterói Audiovisual; além de acompanhar a execução do Programa Cultura Viva. Julia possui experiência em formulação, execução e avaliação de políticas públicas na área da cultura.

Ela substitui no cargo Alexandre Santini, que foi escolhido pelo Ministério da Cultura para assumir a presidência Casa de Rui Barbosa.

Antes delas, o prefeito de Niterói, Axel Grael, promoveu a  troca do comando de outras quatro secretarias: Executiva (Rodrigo Neves); Saúde (Anamaria Schneider), Educação (Bira Marques) e Participação Social (Octávio Ribeiro).

Sobre as mais recentes mudanças no seu secretariado, disse Grael:

– Acredito ser fundamental fortalecer o processo de democracia, lutar contra a exclusão social e dar voz e oportunidade aos cidadãos. Niterói tem vocação para o avanço e sempre busca ações afirmativas através de políticas públicas que reforçam a luta por justiça social e pelo desenvolvimento sustentável, promovendo a cultura como um direito para todos. A cidade ganha muito com essas duas grandes aquisições. Seguiremos avançando no caminho no desenvolvimento, com justiça social e valorizando nossa pluralidade cultural.

COMPARTILHE