Niterói por niterói

Publicado

Axel Grael apresenta na COP 26 projetos do Getulinho e da Maternidade Alzira Reis

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com
Hospitais se destacam pelo conceito de sustentabilidade, tema dos debates entre governantes sublocais
Prefeito de Niterói na Aliança pela Ação Climática
Axel Grael na COP 26, em Glasgow. Foto: Divulgação

Em mais um dia de atividades da COP 26, em Glasgow, na Escócia, o Prefeito Axel Grael apresentou à comunidade internacional os conceitos sustentáveis de dois prédios públicos de Niterói: o Getulinho e a nova Maternidade Alzira Reis. O tema do debate da reunião de líderes da Aliança para Ação Climática (ACA), mais uma vez, foi a importância dos governos sublocais, como prefeituras e condados, na implementação efetiva de ações de defesa dos ecossistemas.

— Tratamos desse tema com muita seriedade e responsabilidade. Estamos assumindo nossa responsabilidade e liderança nesse tema tão vital e estratégico, o que vem acontecendo também com outras lideranças do nosso país. Os governos sublocais brasileiros estão engajados e conscientes sobre sua importância neste processo — afirmou Axel Grael.

Uma das metas da iniciativa é que sejam cumpridos os compromissos pactuados no Acordo de Paris, que foi assinado por 195 países para conter o aumento do aquecimento global e prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. O movimento já existe nos Estados Unidos, Vietnã, México, Argentina, Japão e África do Sul.

O secretário municipal do Clima, Luciano Paez, que acompanha o prefeito em Glasgow, ressaltou ações da administração pública de Niterói, no enfrentamento desse problema, destacando as ações que estão sendo tomadas no Hospital Pediátrico Getulinho e na Maternidade Municipal Alzira Reis, dentre outros.

— O Getulinho, unidade pediátrica de referência na Zona Norte, será o primeiro hospital municipal neutro em carbono do Brasil. O módulo do programa Médico de Família do Jacaré, na Região Oceânica, em funcionamento, é um prédio sustentável. A escola Municipal Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, em Itaipu, será a primeira Carbono Zero da cidade e a Maternidade Municipal Alzira Reis, que está sendo reformada e ampliada, terá conceitos sustentáveis, como aquecimento solar, reuso de água, telhados e paredes verdes. A estimativa é de que haja economia de cerca de 40% de energia elétrica e de 60% de água potável — explicou Paez.

Além de Axel Grael, participam da COP 26, representando a FNP, Bruno Reis (Salvador-BA), Tião Bocalom (Rio Branco-AC), João Campos (Recife-PE), Cícero Lucena (João Pessoa-PB) e Isabella de Roldão, vice-prefeita de Recife.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email