Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Axel Grael apresenta na COP 26 projetos do Getulinho e da Maternidade Alzira Reis

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Hospitais se destacam pelo conceito de sustentabilidade, tema dos debates entre governantes sublocais
Prefeito de Niterói na Aliança pela Ação Climática
Axel Grael na COP 26, em Glasgow. Foto: Divulgação

Em mais um dia de atividades da COP 26, em Glasgow, na Escócia, o Prefeito Axel Grael apresentou à comunidade internacional os conceitos sustentáveis de dois prédios públicos de Niterói: o Getulinho e a nova Maternidade Alzira Reis. O tema do debate da reunião de líderes da Aliança para Ação Climática (ACA), mais uma vez, foi a importância dos governos sublocais, como prefeituras e condados, na implementação efetiva de ações de defesa dos ecossistemas.

— Tratamos desse tema com muita seriedade e responsabilidade. Estamos assumindo nossa responsabilidade e liderança nesse tema tão vital e estratégico, o que vem acontecendo também com outras lideranças do nosso país. Os governos sublocais brasileiros estão engajados e conscientes sobre sua importância neste processo — afirmou Axel Grael.

Uma das metas da iniciativa é que sejam cumpridos os compromissos pactuados no Acordo de Paris, que foi assinado por 195 países para conter o aumento do aquecimento global e prevê metas para a redução da emissão de gases do efeito estufa. O movimento já existe nos Estados Unidos, Vietnã, México, Argentina, Japão e África do Sul.

O secretário municipal do Clima, Luciano Paez, que acompanha o prefeito em Glasgow, ressaltou ações da administração pública de Niterói, no enfrentamento desse problema, destacando as ações que estão sendo tomadas no Hospital Pediátrico Getulinho e na Maternidade Municipal Alzira Reis, dentre outros.

— O Getulinho, unidade pediátrica de referência na Zona Norte, será o primeiro hospital municipal neutro em carbono do Brasil. O módulo do programa Médico de Família do Jacaré, na Região Oceânica, em funcionamento, é um prédio sustentável. A escola Municipal Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, em Itaipu, será a primeira Carbono Zero da cidade e a Maternidade Municipal Alzira Reis, que está sendo reformada e ampliada, terá conceitos sustentáveis, como aquecimento solar, reuso de água, telhados e paredes verdes. A estimativa é de que haja economia de cerca de 40% de energia elétrica e de 60% de água potável — explicou Paez.

Além de Axel Grael, participam da COP 26, representando a FNP, Bruno Reis (Salvador-BA), Tião Bocalom (Rio Branco-AC), João Campos (Recife-PE), Cícero Lucena (João Pessoa-PB) e Isabella de Roldão, vice-prefeita de Recife.

COMPARTILHE