Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeitura de Niterói estuda medidas para conter o aumento de acidentes de trânsito na cidade

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Até o mês de junho, foram registrados 845 acidentes; Centro, Fonseca, Icaraí foram alguns dos bairros com o maior número de ocorrências
Niterói tem sete acidentes por dia, em média, este ano. Foto: Pixabay
Acidentes envolvem atropelamento, capotamento, colisão, entre outros. Foto: Arquivo

Niterói teve 845 acidentes de trânsito até junho deste ano. A informação consta no site da Prefeitura, na plataforma “Estatísticas de acidade”, da Nittrans, que não disponibilizou ainda os dados referentes aos meses de julho e agosto. Os acidentes envolvem atropelamento, capotamento, colisão, choque, tombamento, pane mecânica, entre outros. Desde fevereiro, os casos aumentam a cada mês.

Os bairros de maior ocorrências foram: Centro, Fonseca, Icaraí, Itaipu, Piratininga e São Francisco.

Leia mais: Alerta vermelho! Niterói terá onda de calor nos próximos dias

Ciente do crescimento de acidentes no trânsito, a Prefeitura de Niterói lançou, na última sexta-feira (15), uma consulta pública para auxiliar na construção do Plano Municipal de Segurança Viária. O questionário vai ficar no ar até o dia 15 de outubro e pode ser respondido pela plataforma do Colab (disponível para Android ou IOS) ou pelo link. O objetivo da pesquisa, segundo a Prefeitura, é entender a percepção da população a respeito da segurança viária na cidade.

A diretora de Planejamento e Infraestrutura Viária da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Amanda Machado, ressalta a importância da participação da população por meio da consulta para a construção de um plano de segurança eficaz:

– A pesquisa tem o objetivo de identificar as dores e fragilidades dos municípios pela percepção das pessoas em relação à segurança viária. Por meio desse resultado, teremos um diagnóstico mais aderente à sensação da população a fim de melhor direcionar as ações do Plano – explica Amanda Machado.

As perguntas abordam, entre outros assuntos, os tipos de transportes mais usados na cidade e o nível de segurança na utilização de cada um, além da importância de ações e medidas de educação na construção de um trânsito mais seguro. Os resultados farão parte do levantamento de dados que serão utilizados na elaboração do plano.

O plano

Em abril, foi criado o Comitê de Implantação do Plano Municipal de Segurança Viária da cidade, que tem a finalidade de conduzir os estudos para criação do Plano Municipal de Segurança Viária (PMSV). Seu intuito principal é criar diretrizes para redução do número de acidentes graves e mortes no trânsito.

Coordenado pela Nittrans, o Comitê trabalha a partir de diagnósticos para estabelecer um cronograma de trabalho, ações e metas que servirão de base na elaboração do documento. É formado por representantes da Secretaria de Urbanismo e Mobilidade; Secretaria Municipal de Saúde; Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia; Secretaria Municipal de Ordem Pública; Coordenadoria Geral de Comunicação e Coordenadoria Niterói de Bicicleta.

COMPARTILHE