COMPARTILHE
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) recebeu, nessa quarta-feira (13.09), a confirmação de mais três casos da nova subvariante Ômicron EG.5.1.3 (conhecida como Éris) na cidade do Rio de Janeiro.
Os pacientes tiveram início dos sintomas entre os dias 12 e 15 de agosto. As amostras coletadas foram analisadas pelo Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais (LVRE) do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz).
Com as confirmações, são seis casos identificados da subvariante na capital. Todos seguem em investigação pela Secretaria Municipal de Saúde da capital. A SES-RJ monitora a situação e reforça a recomendação para que todas as pessoas que ainda não tomaram a dose da vacina bivalente procurem os postos de saúde.
Leia também: Secretaria de Saúde de Niterói volta recomendar uso de máscara contra Covid-19 para idosos e imunossuprimidos
Boletim Infogripe
O novo Boletim do InfoGripe da Fiocruz, divulgado nesta quinta-feira (14), aponta para o crescimento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) associados à Covid-19 em alguns estados do Sudeste e do Centro-Oeste. O sinal de aumento está presente principalmente na população adulta.
O Rio de Janeiro é o estado onde este indício está mais claro. No entanto, a análise também sinaliza um leve aumento de SRAG por Covid-19 no Espírito Santo, em Goiás e em São Paulo. O estudo, que tem como base os dados inseridos no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até o dia 11 de setembro, é referente à Semana Epidemiológica (SE) 36, período de 3 a 9 de setembro.
COMPARTILHE