Niterói por niterói

Publicado

Aumenta procura por testes de Covid em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com
O aumento foi da ordem de 10%, em comparação com a primeira semana de abril
posto vital brazil teste covid
Fila para teste de Covid nesta quinta-feira (12) no posto do Vital Brazil. Foto: Sônia Apolinário

A procura por  testes de Covid-19, em Niterói, aumentou cerca de 10%, em comparação com a primeira semana de abril, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde

O aumento do movimento pode ser percebido pelo aumento das filas nos postos. Nesta quinta-feira (12), a preocupação dos funcionários do posto do Vital Brazil era saber se teriam testes suficientes para atender a todos que estavam na fila. Por volta das 14h30, senhas começaram a ser distribuídas para evitar que pessoas entrassem na fila sem a garantia de que seriam atendidas.

No posto do Vital Brazil, os testes começam a ser feitos às 13h. Nos últimos dias, a média de atendimento tem sido de 50 pessoas, quase o dobro em relação à semana passada, informou uma das funcionárias.  O teste que está sendo aplicado é o  RT-PCR, realizado em amostras de muco nasal,  coletadas em swabs (hastes longas que se parecem com cotonetes). O procedimento detecta a presença do antígeno (material genético do vírus SARS-COV-2). O resultado é conhecido em cerca de dez minutos.

Uma jornalista do A Seguir Niterói fez o teste no posto do Vital Brazil, nesta quinta-feira. Quando chegou, havia 18 pessoas na sua frente. Rapidamente, outras 30 se posicionaram atrás dela. Levou pouco mais de uma hora para deixar o local com o resultado do teste: positivo.

A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informou que os testes para Covid-19 são realizados de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, nas Policlínicas e Unidades Básicas do município. No posto do Vital Brazil, porém, o atendimento começa às 13h.

Novos casos no Rio

O número de novos casos de Covid praticamente dobrou na última semana epidemiológica, a SE 18, no Rio de Janeiro: passou de 1.935 na SE 18 para 3.875. Os  números aparecem no mapa da Covid da Secretaria de Estado de Saúde, atualizados nesta segunda-feira (9), período suficiente para refletir os efeitos do carnaval. O relatório mostra que a capital puxou a taxa de contaminação do estado, que teve aumento de 13,5%. Em Niterói, os números permaneceram estáveis, caíram de 283 para 272.

O aumento do número de casos também foi reportado pela associação de farmácias, em reportagem do jornal O Globo, em função da demanda de testes e resultados positivos. Mas ainda não aparece em outros indicadores, como internações e óbitos. Nesta terça (10), o Sindicato dos Hospitais Privados de Niterói publicou boletim informando que a cidade tem apenas um leito ocupado e nenhum paciente em UTI com Covid.

Os epidemiologistas alertam que não se deve tomar os dados de uma semana isoladamente, porque pode haver distorções na notificação de casos e na tabulação dos registros. Preferem trabalhar com períodos maiores, pelo menos duas semanas, antes de determinar uma tendência na evolução da doença.

COMPARTILHE