Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Audiência pública vai discutir as lagoas da Região Oceânica de Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O evento é uma realização conjunta entre Alerj e Câmara Municipal de Niterói. Será realizado terça-feira (24), em Piratininga
dragagem canal de itaipu agosto 2023
Entre agosto e setembro passados, o Canal de Itaipu foi mais uma vez desobstruído. Foto: arquivo

Uma audiência pública sobre as lagoas da Região Oceânica de Niterói será realizada na próxima terça-feira (24), no auditório do colégio Salesiano, em Piratininga.

Leia mais: Quatro obras do Plano Niterói 450 anos estão previstas para serem entregues até o final do ano

Com o tema “Lagoas de Piratininga e Itaipu: projetos de recuperação ambiental”, trata-se de uma iniciativa conjunta entre a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e Câmara Municipal de Niterói, encabeçada, respectivamente, pelo deputado Jorge Felippe Neto e o vereador Daniel Marques.

O deputado preside a Comissão de Defesa do Meio Ambiente da Alerj. Já o vereador é o vice-presidente da Comissão de Defesa do Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade da Câmara.

A união das casas legislativas se explica. As lagoas da Região Oceânica de Niterói vivem no meio de um “jogo de empurra” de responsabilidades entre o Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e a Prefeitura de Niterói.

A audiência pública terá seis pautas principais: desassoreamento do Canal de Itaipu e recuperação do molhe; desobstrução do túnel do Tibau, que desabou; revitalização do Canal do Camboatá, em Camboinhas; atuação precária da Águas de Niterói e mecanismos de despoluição das lagoas; recuperação dos habitats da fauna silvestre e sua proteção e desenvolvimento do projeto Parque Orla Piratininga e metas a serem alcançadas.

Já estão confirmadas presenças de representantes do INEA, Prefeitura, Ministério Público do Rio de Janeiro e Águas de Niterói. O evento será realizado a partir das 18h30. O colégio fica na rua Doutor Cornélio de Melo Júnior, 117, em  Piratininga.

COMPARTILHE