Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Ator e dublador niteroiense Isaac Bardavid morre aos 90 anos de problemas respiratórios

COMPARTILHE

Dublador de Wolverine e Esqueleto, Isaac tinha mais de 50 anos de carreira e participou de dezenas de novelas e filmes
bardavid2

O ator e icônico dublador de Wolverine, o niteroiense Isaac Bardavid,  morreu nesta terça-feira (1º), aos 90 anos de idade, com problemas respiratórios em decorrência de um enfisema pulmonar. Ele estava internado em um hospital do Rio. A  morte foi confirmada pela família.

“Ele teve complicação por causa de doença respiratória crônica e o coração dele não aguentou. Estava com um quadro pulmonar crítico, respirava muito mal, e a taxa de oxigenação estava muito baixa”, contou ao G1 o neto e ator João Bardavid.

Além de ser a “voz” de Wolverine, uma de suas mais conhecidas marcas, Isaac Bardavid dublou personagens como  Freddy Krueger, Tigrão do “Usinho Pooh”, Robotnik do “Sonic” e Esqueleto do “He-man”. 

O dublador  chegou a conhecer o ator Hugh Jackman, que interpretou Wolverine no cinema, e foi reverenciado pelo australiano.

Segundo a familia, Isaac estava internado em estado grave por causa do  enfisema pulmonar.

Em mais de 50 anos de carreira, fez dezenas de novelas, como  “Irmãos Coragem” (Beato Zacarias), “Escrava Isaura” (Seu Chico), “O cravo e a rosa” (Felisberto), entre outras. As novelas mais recentes nas quais trabalhou foram “Dois irmãos”, de 2017, no papel de Abbas, e “Carcereiros”, de 2021, como Álvaro.

“Ele já estava em coma induzido para não sentir dor, para não ficar desconfortável, estava entubado. O rim dele também começou a falhar, teve que fazer hemodiálise e já estava melhorando. Só que o pulmão voltou a falhar, mesmo com a entubação, a oxigenação ficou baixa demais”, contou o neto em sua conta no instagram. “O sangue ficou ácido demais (com taxa de oxigênio muito baixa) e por conta disso o coração falhou. Os médicos tentaram reanimação, mas o corpo já está muito cansado”.

COMPARTILHE