26 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Atendimento da Maternidade Alzira Reis será feito no Hospital Antonio Pedro no Centro de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Gestantes deverão procurar o Huap a partir de 3 de maio. A transferência do atendimento vai durar enquanto a maternidade estiver em obras
IMG_3309 (2)
Simulação da fachada na Maternidade Municipal Alzira Reis após as obras

O atendimento previsto para ser realizado na Maternidade Municipal Alzira Reis, em Charitas, será transferido para o Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap), no Centro, a partir da próxima quarta-feira, 3 de maio.

Leia mais: Município de Niterói é multado pela Justiça por não reestruturar a Rede de Atenção Psicossocial da cidade

De acordo com a Secretaria municipal de Saúde, a transferência tem como objetivo suprir a demanda da maternidade enquanto a unidade passa por reformas. Não foi informado, porém, em que fase está a obra nem a previsão de término.

Em julho de 2021, a Prefeitura de Niterói divulgou que tinha sido dada a ordem de início das obras na maternidade, mas que o atendimento não seria interrompido. Naquela época, foi informado que o prazo de conclusão da reforma era de 12 meses.

A Prefeitura informou que a maternidade será modernizada e ampliada com uma nova Unidade de Cuidados Intermediários para recém-nascidos, com seis leitos. No total, serão disponibilizados 20 leitos.

Agora, para atender a nova demanda, o Huap, segundo a Prefeitura, receberá reforço de equipes médica e multiprofissional da Fundação Municipal de Saúde de Niterói, totalizando 186 profissionais. O hospital “será responsável por gerenciar o cuidado prestado às gestantes e aos recém-natos, atuando nas áreas administrativa, assistencial e de ensino”, de acordo com o comunicado da Prefeitura.

Na maternidade, em quase 20 anos de funcionamento, foram realizados cerca de 30 mil partos, sendo que mais de 70% foram normais. As pacientes devem dirigir-se à emergência do Huap, . pela entrada lateral pela Rua Princesa Isabel. No local, haverá uma equipe de acolhimento específica para atender as gestantes e fazer o direcionamento para o espaço correspondente às suas necessidades.

COMPARTILHE