COMPARTILHE
Durante 24h, a partir das 4h da próxima quinta-feira (31) às 4h de sexta-feira (1), a Cedae vai interromper a captação de água e a produção da Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal. O motivo, segundo informou a empresa, por intermédio de nota, é a realização da manutenção anual do Sistema Imunana-Laranjal, que abastece Niterói.
Leia mais: Niterói terá semana com dias nublados, algum sol e chuviscos
A ETA Laranjal também abastece os municípios de São Gonçalo, Itaboraí (fornecimento de água bruta), Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu) e a Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro, o que representa cerca de 2 milhões de pessoas.
A companhia Águas de Niterói, responsável pelo abastecimento da cidade, informou para o A Seguir que eventuais paradas de até 24 horas de duração “não impactam a distribuição de água no município de Niterói, pois a concessionária consegue trabalhar com os níveis de reservatórios e manobras de sistema para garantir o abastecimento”.
Na nota divulgada pela Cedae, a Companhia recomendou à população “que reserve água para o período, adiando tarefas não essenciais que exijam grande consumo.”
De acordo com a empresa, durante a interrupção de captação de água, serão feitos serviços como instalação de equipamentos, reparos gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de componentes e limpeza das estruturas.
— É durante a manutenção anual que os técnicos fazem as inspeções e correções para garantir que o sistema opere com máxima eficiência, principalmente durante o verão, período de maior demanda da estação. Ao focar na melhoria contínua e na detecção precoce de possíveis falhas, conseguimos otimizar o funcionamento da unidade e prevenir paradas não programadas – afirmou Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae, na nota divulgada pela empresa.
A operação do sistema está prevista para ser retomada após a conclusão dos serviços.
A ETA do Laranjal fica no município de São Gonçalo. Ela é na verdade um complexo de produção e fornecimento de água potável constituído de três estações interligadas. Com o sistema operando normalmente, sua vazão é de 7 mil litros por segundo. Isso equivale a duas piscinas olímpicas e mais uma semi-olímpica, por segundo. Após o tratamento, a água é bombeada pela Elevatória de Água Tratada para o Reservatório Amendoeira, com capacidade de armazenamento de 5 mil metros cúbicos.
COMPARTILHE