Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Assembleia de Deus quer construir templo no Caminho Niemeyer

COMPARTILHE

Caso a proposta da denominação seja aceita pela Prefeitura, Niterói pode, enfim, integrar circuito de igrejas projetadas pelo arquiteto
Projeto original do Caminho Niemeyer contempla dois templos. Reprodução:Caminho Niemeyer
Projeto original do Caminho Niemeyer contempla dois templos. Reprodução/Caminho Niemeyer

Oscar Niemeyer era ateu, mas entre seus projetos não faltam capelas e igrejas marcadas pelo seu estilo arrojado, que dava aos templos feitos de concreto armado aspecto de leveza e simplicidade. O arquiteto assinou projetos de 16 templos no mundo todo. Para Niterói, alguns croquis foram apresentados, ainda na idealização do Caminho Niemeyer, mas nenhum saiu do papel. Agora, o assunto volta à tona, depois do pastor da Assembleia de Deus do Fonseca, Celso Brasil, formalizar a intenção de construir um templo no complexo arquitetônico.

Assim como no projeto original do Caminho, o templo em questão ficaria lado a lado com a catedral católica, que segue em fase de captação de recursos. Mas, diferente do plano inicial de construir uma catedral evangélica — no caso, da Primeira Igreja Batista — os planos da Assembleia de Deus têm caráter menos imponente e mais histórico.

— A ideia não é ser uma catedral pra receber milhares de pessoas. A força do espaço vai ser a historicidade. Ainda não posso dizer quantas pessoas vai comportar, mas posso dizer que não seria um grande templo. Vai ser um templo cuja concepção vai conter um pouco da história da igreja evangélica no Brasil — afirma o vereador Fabiano Gonçalves (Cidadania), que também é missionário evangélico.

A intenção da Assembleia de Deus, no entanto, ainda está em fase inicial. Como explica Fabiano Gonçalves, a igreja precisa antes da aprovação da Prefeitura de Niterói para, então, começar um diálogo com a Fundação Oscar Niemeyer.

— Ainda não temos um projeto, isso vai ser num segundo momento. Ainda estamos na fase tratativa. Tendo interesse de ambas as partes, vamos para um segundo momento, com a Fundação, porque o templo tem que estar de acordo com a composição arquitetônica do Niemeyer.

A Fundação Oscar Niemeyer foi procurada para comentar a possibilidade de incluir um novo monumento no Caminho Niemeyer, mas não havia respondido até a publicação desta reportagem.

Igrejas não saíram do papel

O Caminho Niemeyer, em sua concepção, teria uma Capela Flutuante em homenagem a Nossa Senhora do Líbano e outros dois templos cristãos. O primeiro projeto é o de uma nova Catedral de São João, padroeiro de Niterói, que ainda está nos planos da Arquidiocese local. Já o segundo, uma catedral da Primeira Igreja Batista da cidade, foi engavetado depois de um escândalo financeiro dentro da instituição. Chegou-se a cogitar que a Igreja Adventista do Sétimo Dia assumisse as obras, mas a ideia também não foi adiante.

Inaugurado em 2002, o Caminho Niemeyer é composto pelos equipamentos Fundação Oscar Niemeyer, Memorial Roberto Silveira, Teatro Popular Oscar Niemeyer, Praça Juscelino Kubitschek, Reserva Cultural, Museu de Arte Contemporânea e Estação Hidroviária de Charitas.

COMPARTILHE