Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Arte, música, literatura: confira a agenda cultural da semana

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O “A Seguir: Niterói” preparou uma lista com a programação da cidade que transita entre peças teatrais, muitos shows e até mesmo ensaio aberto
mariana-bonifati
Artista argentina, Mariana Bonifati faz primeira exposição em Niterói. Foto: Divulgação

Os eventos voltaram com força a Niterói, e a programação cultural não se limita mais aos fins de semana. A agenda para os próximos dias inclui apresentação musical de clássicos infantis evento presencial da Livraria da Travessa, além de mais atrações do festival “Pras bancas de cá”, na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural. Lembrando: em todos os eventos, é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid.

Confira a programação da semana:

  • Apresentação musical na Sala Carlos Couto

Nesta terça-feira (26), a Sala Carlos Couto irá receber a cantora e atriz, Rackel Soares, para uma apresentação musical de filmes clássicos infantis. Rackel começou sua carreira aos 14 anos, ao entrar para o curso de teatro “Construindo um Futuro”.

A peça de estreia dela foi o clássico “A Bela e a Fera”. Em seguida, atuou em outras seis montagens: “Rei Leão”, “Mágico de Oz”, “Além da Escuridão”, “Paixão de Cristo” e “Retalho de Nós”. Participou também de “Improchampions” onde fez um improviso. Além disso, também integrou uma websérie chamada “Amor Proibido”.

Serviço

Rackel Soares canta clássicos infantis

Data: terça-feira, 26 de outubro

Horário: 18h

Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro

  • Lançamento de livro na Travessa

A Livraria da Travessa em Icaraí. Foto: Divulgação

O lançamento do livro “The Beatles (1970-1980)”, do pesquisador musical Ricardo Pugialli, marca o início de uma série de encontros presenciais na Livraria da Travessa de Icaraí desde a sua abertura em dezembro de 2020. O evento, em parceria com a Rádio LAM, será realizado de forma híbrida nesta terça-feira (26), às 20h, e reúne beatlemaníacos e entusiastas da música.

O evento funcionará assim: a partir das 19h, será transmitida uma conversa com o autor do livro, Ricardo Pugialli, e com o jornalista e produtor musical e fundador da Rádio LAM, Luiz Antônio de Mello, no Youtube da Travessa, ao vivo. A partir das 20h, o autor receberá os leitores na Travessa de Icaraí para a noite de autógrafos.

“The Beatles (1970-1980)” tem prefácio assinado por Erasmo Carlos e apresenta detalhes de bastidores do grupo lendário formado por John, Paul, George e Ringo e outros fatos ocorridos com a banda nos anos 70, além de contar histórias sobre discos, shows, colaborações entre os integrantes e com outros artistas. O livro também aborda assuntos polêmicos, como processos judiciais, problemas com vícios, separações e até o fatídico dezembro de 1980, quando Lennon foi assassinado.

Serviço

Lançamento do Livro “The Beatles (1970-1980)”

Data: 26/10 (terça-feira)

Horário: 20h

Endereço: Livraria da Travessa Icaraí, Rua Tavares de Macedo 240.

  • Espetáculo no Theatro Municipal

O Theatro Municipal de Niterói recebe nesta quarta-feira (27), às 19 horas, a exibição de um dos quatros primeiros episódios do documentário inédito sobre a vida e carreira de André Matos, falecido aos 47 anos em junho de 2019. A sua trajetória é contada agora, pela primeira vez, em um documentário dirigido por Anderson Bellini, que teve première no Theatro Municipal da Cidade de São Paulo no cinquentenário do artista e chega agora a Niterói. André é internacionalmente reconhecido como um dos maiores vocalistas do heavy metal mundial, era filho de pais niteroienses e guardou relação afetiva com a cidade durante toda a vida. André Matos era formado em Regência e Composição Musical e nasceu em São Paulo no dia 14 de setembro de 1971 e fez parte de três das mais importantes bandas de rock pesado do país: Viper, Angra e Shaman.

Serviço:

Theatro Municipal de Niterói – Rua Quinze de Novembro, 35, Niterói – Rio de Janeiro 27 de Outubro, quarta-feira, às 19h Ingresso pelo Sympla, clicando neste link

  • Ensaio aberto de peça teatral, no Teatro Popular Oscar Niemeyer

 

Quem estava com saudade do Ciclo de Atividades Formativas do Teatro Popular Oscar Niemeyer, pode comemorar, porque, a partir desta quarta-feira (27), o ensaio aberto destinado a profissionais de cultura, companhias teatrais, pesquisadores, e interessados na pauta da acessibilidade cultural e inclusão está de volta. O Teatro dá as boas-vindas com a peça “A menina que roubava livros”, da Cia Teatro Novo. A peça tem direção e adaptação de Rubens Emerick Gripp. Para participar, é obrigatória a inscrição através do formulário clicando neste link.

Para acessar o Teatro Popular Oscar Niemeyer é necessário apresentar o comprovante da vacinação contra a Covid. A comprovação pode ser feita através do cartão de vacinação, ou da apresentação impressa ou virtual do portal Conecte SUS. O Teatro Popular Oscar Niemeyer segue todas as normas de segurança, com distanciamento social, utilização de máscaras e álcool em gel.

Serviço

A menina que roubava livros – Ensaio aberto

Data: 27/10 – Quarta-feira

Horário: 14h

Classificação Livre

Duração 50min

Entrada franca

  • Oficina Social do Teatro retorna aos palcos com a peça “Outro lugar”

A Oficina Social do Teatro volta aos palcos do Teatro Popular Oscar Niemeyer, com o espetáculo “Outro Lugar”, uma dramaturgia coletiva, dirigida por Thallita Flor, na próxima quinta-feira (28) às 20h. Vale lembrar que o acesso ao Teatro Popular Oscar Niemeyer só é permitido comprovando as devidas etapas de vacinação. A comprovação pode ser feita através do cartão de vacinação, ou da apresentação impressa ou virtual do portal Conecte SUS.

O espetáculo se passa durante a pandemia da Covid e relata a história de uma enfermeira que é transferida para trabalhar em um hospital em uma cidade desconhecida. Nesse “Outro Lugar” os locais pouco têm em comum, a não ser pelo fato de habitarem esse espaço. A peça aborda a busca da enfermeira para descobrir onde está, assim como os outros personagens que tentam descobrir o porquê de estarem alí em “Outro Lugar”.

Serviço

MOSTRA OST – A Cantora Careca

Data: 28/10 – quinta feira

Horário: 20h

Classificação Etária – 16 anos

Ingressos: Consulte a OST pelo telefone: (21) 98724-0468

  • Exposição inédita de artista argentina, no Espaço Casa

Moradora da cidade há quase dez anos a artista plástica Mariana Bonifatti vai expor seu trabalho “Milagre dos Peixes” no Espaço Casa Niterói, nesta quinta-feira, 28 de outubro, às 19h. A visitação será de segunda à sexta, das 8h às 20h, e sábados, das 8h às 18h. O público terá acesso gratuito às séries: “Aquarius” e “Pintando Música”. Essa é a primeira exposição da sala de coworking localizada em São Francisco, que agora irá também abrigar mostras culturais. A mostra é um retrato da vida marítima e do afeto da artista com a pesca artesanal.

Serviço

Exposição “Milagres dos Peixes”

Data: A partir de 28 de outubro (quinta-feira)

Horário: De segunda a sexta, das 8h às 20h, e sábados das 8h às 18h

Endereço: Espaço Casa, na Avenida Padre Natuzzi, 126, em São Francisco

  • Orquestra Maré do Amanhã realiza concerto com transmissão ao vivo

A Orquestra Maré do Amanhã realizará uma apresentação especial nesta quinta-feira (28) dentro da programação de aniversário do Espaço Conceito BB, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBBRJ). O concerto, marcado para às 17h, terá transmissão ao vivo pelo YouTube ou presencialmente no Espaço Conceito BB. Para retirar o ingresso gratuito, é só clicar aqui. A orquestra principal conta com 40 jovens que tocam violino, viola, violoncelo, contrabaixo e flauta transversa. Os alunos recebem bolsa-auxílio no valor de um salário mínimo, bolsas de estudo em escolas particulares, aulas de instrumento e atendimento psicossocial. O espetáculo é uma oportunidade de conhecer mais da trajetória de sucesso da iniciativa e, claro, ouvir peças clássicas do repertório do grupo.

  • Apresentação de banda cover da Legião Urbana, no Theatro Municipal

Banda cover da Legião Urbana, ‘Mais do Mesmo’. Foto: Divulgação

Com 23 anos de estrada, a ‘Mais do Mesmo’, considerada a maior banda brasileira cover da Legião Urbana, fará apresentação única no dia 29 de outubro, sexta feira às 19h, no Theatro Municipal de Niterói. Para este inédito show em Niterói, apenas 18 dias após completar 25 anos da morte do Renato Russo (11 de outubro 1996), a banda, encabeçada pelos músicos Pedro Erthal (vocal) e Márcio Newton (guitarra e voz), prepara algumas surpresas no repertório e na apresentação.

No show, a banda desfila pelos maiores sucessos da Legião, passando pelos tempos em que Renato Russo esteve no “Aborto Elétrico” e, depois, quando se apresentou como “Trovador Solitário.” Além disso, apresenta versões exclusivas e algumas surpresas. Sucessos como “Há Tempos”, “Pais e Filhos”, “Eduardo e Monica”, “Meninos e Meninas”, “Índios”, “Que País é Esse” e “Faroeste Caboclo”.

Serviço

Show “1 Minuto de Silêncio. 2 Horas de Show! – 25 Anos sem Renato Russo”, com a Banda Mais do Mesmo

Data: 29 de outubro, sexta-feira

Horário: 19h

Duração: 120 min

Classificação indicativa: Livre

Ingressos: R$60,00 – Compra no site da Sympla

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro

  • Festival “Pras bandas de cá”, na Sala Nelson Pereira dos Santos

Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural. Foto: Werner Rehm

O Festival “Pras bandas de cá” chega a sua 2º edição apenas com artistas de Niterói na Sala Nelson Pereira dos Santos, no Reserva Cultural, com uma programação diversa. O festival conta com nomes de artistas que representam a cena cultural de Niterói, como Lucas Felix, Marianna Torres, Victor Sávios com seu tributo ao Tim Maia, Donna Velha, Tradicional Ervadoce, Abrahones e os Intocáveis, Renato Rocketh, Bella Rock Band com participação especial de Babi Xavier, Radial 80, Nanda Garcia, Marcus Lima, DKV, Gaboard, Batuquebato, Chico Alves, Um Amô, Ella Z, Projeto Hoje Tem Samba entre outros.

Confira a programação de shows desta semana:

Abrahones e Os Incuráveis

Dia: 26/10 (terça-feira)

Horário: 20h

Inteira: R$20

Meia: R$10

Renato Rocketh convida Adriana Ninski, Claudio Casarano e Projeto Sorrindo e Batucando

Dia: 28/10 (quinta-feira)

Horário: 20h

Inteira: R$40

Meia: R$20

Banda W e Radial 80

Dia: 29/10 (sexta-feira)

Horário: 21h

Inteira: R$30

Meia: R$15

COMPARTILHE