Niterói por niterói

Publicado

Circo no MAC, ioga no Caminho Niemeyer e estreias de filmes do Oscar são destaques do fim de semana em Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com
A Seguir: Niterói lista a agenda cultural e gastronômica na cidade, que reúne dicas de restaurantes e padaria artesanal, além de atividades ao ar livre na cidade
Encanteria capa
Cupcakes, macarons e docinhos do bistrô contemporâneo Encanteria. Foto: Reprodução/ Instagram

A programação deste fim de semana em Niterói está repleta de novidades e eclética, com atividades ao ar livre, apresentação inédita de circo no MAC, a reformulação do cardápio de um bistrô em São Domingos, Festival de Boteco com música ao vivo, as estreias da semana para a maratona do Oscar e a tradicional lista com dicas de restaurantes e padarias artesanais.

Lembrando que, no sábado, a previsão é de tempo ensolarado e pancadas de chuva à tarde e à noite. No domingo, o termômetro sobe um pouquinho e chove menos. A máxima prevista é de 32°C.

Confira abaixo:

  • Ioga no Caminho Niemeyer
Ioga no Caminho Niemeyer é a primeira parada do projeto “Mulher em movimento”. Foto: Divulgação Codim

O projeto Mulher em Movimento, da Prefeitura de Niterói, será iniciado neste domingo (20). Para a primeira edição, está programada uma aula gratuita de ioga e meditação no pátio do Caminho Niemeyer, no Centro, às 9h.  A ideia é que o projeto aconteça a cada bimestre.

O Projeto Mulher em Movimento tem como objetivo promover e incentivar diferentes atividades de corpo, mente e movimento para as mulheres, em belos pontos turísticos da cidade. A intenção é dar uma pausa, ter uma maior consciência sobre seus corpos e começar a compreender suas emoções e canalizá-las melhor.

A ação, organizada pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), é uma proposta do eixo Saúde, Maternar e Bem-estar.

Serviço

Aula de meditação e Ioga – Projeto Mulher em Movimento

Data: domingo (20/02)

Horário: 9h

Local: Caminho Niemeyer – R. Jorn. Rogério Coelho Neto, s/n – Centro

  • Fantástico mundo do Circo no MAC
Tecido Acrobático. Foto: Divulgação/MAC

Neste sábado (19), a partir das 10h, a Mostra IM dos alunos do Fantástico Mundo do Circo irá passar pelo Museu de Arte Contemporânea (MAC), na Boa Viagem. O grupo Fantástico Mundo do Circo (@fantastico_mundodocirco) acaba de lançar o circuito de apresentações que conta com acrobacias aéreas e yoga, utilizando o MAC como pano de fundo. O grupo levará a energia do projeto para voar em outros espaços, além da ponte da praia da Boa Viagem.

Para esse lançamento, será exibida uma mostra dos alunos e professores na lira, no tecido acrobático e no trapézio, com uma apresentação aberta ao público no pátio do museu. É obrigatório o uso de máscara durante toda a apresentação.

  • Bistrô Reserva 
Boeuf Bourguignon. Foto: Beto Vale

Uma dica para quem curte gastronomia francesa é dar um pulo no bistrô do complexo Reserva Cultural, em São Domingos. O cardápio foi repaginado para oferecer o que há de melhor na gastronomia francesa.

O cardápio, agora em versão mais robusta, conta com os clássicos Coq au Vin (coxa e sobrecoxa de frango, marinadas no vinho tinto com ervas finas, cebola pérola, champignon, cenoura baby e especiarias, num leito de purê de batata); Steak Tartare (filé mignon cru cortado na ponta da faca, temperado com alcaparras, pepinos em conserva, mostarda Dijon, molho inglês, cebola, ervas finas, azeite extra virgem e ketchup). Acompanha mix de folhas e batatas fritas; Moules Marinières à la Crème (mexilhões frescos na casca, ao molho cremoso com leve toque de açafrão, vinho branco, cebolas emincées e especiarias). Acompanha batatas fritas.

Entre as opções, há também o Quiche Lorraine (tradicional receita francesa com creme de queijo gruyère e bacon). Acompanha mix de folhas; Boeuf Bourguignon (carne cortada em cubos marinada com cebola em pedaços, cozida com cenoura, vinho, alho, tomilho, alecrim, cebola pérola, bacon e louro). Acompanha batatas cozidas e arroz branco com salsa, entre outros.

  • Estreias filmes do Oscar

Além de “Mães Paralelas”, de Pedro Almodóvar, “A mulher que fugiu”, de Hong Sang-soo, e “Spencer”, de Pablo Larrain, entra para a programação nesta semana, no Reserva Cultural, mais um indicado ao Oscar: o aguardado “Licorice Pizza”, de Paul Thomas Anderson. O longa foi indicado para o prêmio de maior peso da noite: melhor filme. Também recebeu indicações em outras categorias de porte, como melhor roteiro original e melhor direção.

Confira abaixo a programação:

– Sala 1: Licorice Pizza, de Paul Thomas Anderson

Horários: 14h30/17h10/20h

– Sala 3: Mães Paralelas, de Pedro Almodóvar 

Horários: 15h10/17h50/20h20

Sala 4: A mulher que fugiu, de Hong Sang-soo

Horários: 15h20

– Sala 4: Spencer, de Pablo Larrain

Horário: 19h30

  • Projeto Dia de Boteco, no Multicenter
A cantora ELLA Z é a convidada do “Dia de Boteco”, organizado pelo shopping Multicenter neste sábado (19). Foto: Divulgação

O projeto ‘Dia de Boteco’ do Multicenter Itaipu reúne atrações musicais e um cardápio especial todos os sábados, das 18h30 às 21h, na Praça de Alimentação do 2º piso do Shopping. Neste sábado (19), o shopping recebe Ella Z, que participou de diversos festivais, shows e programas de TV, dentre eles: The Voice Brasil, da Rede Globo, The X Factor Brasil, da Band e um quadro musical no Programa do Datena, também da Band.

As grandes referências de ELLA Z são Jessie J, Tori Kelly e Iza. Seu som traz uma mistura do pop com as vertentes de R&B e MPB. Para acompanhar a boa música, os estabelecimentos da Praça de Alimentação do shopping preparam um cardápio especial, com diversas opções para agradar aos mais variados públicos.

Ponto de arrecadação/Petrópolis

Multicenter também abre ponto de arrecadação para moradores de Petrópolis. Foto: Divulgação

O Multicenter Itaipu também é ponto de arrecadação do Niterói Solidária, para vítimas da tragédia em Petrópolis. Garrafas de água mineral, alimentos não perecíveis, leite em pó, absorventes higiênicos, fraldas infantis e geriátricas, produtos de limpeza e higiene pessoal, ração para gatos e cachorros estão sendo recolhidos no estacionamento do shopping, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na Tenda da Defesa Civil.

Serviço:
Shopping Multicenter Itaipu
Endereço: Estrada Francisco da Cruz Nunes, 6501 – Itaipu
Informações: (21) 2608-0011

  • Lanche da tarde na Encanteria 
Gelatos artesanais. Foto: Reprodução/Instagram

Confeitaria, Gelataria e Bistrô. Essa é a proposta do restaurante localizado na Nóbrega 264, no Jardim Icaraí. A ideia é proporcionar uma gastronomia diferenciada, com o requinte, mas sem perder o acolhimento de uma comida boa. A explosão de sabores é definida por um cardápio vasto, que busca atender quem está atrás de um docinho, mas também curte um risotto, frango ao cury, salmão ao molho de camarão, e sanduiches, também com opções veganas como a baguete veg (queijo de cabra boursin – uma marca de queijo Gournay –  com chutney de tomate, abobrinha e berinjela grelhada). Também faz parte do cardápio, uma variedade de gelato artesanal, de produção própria da casa.

Risoto de cogumelo. Foto: Reprodução/Instagram

O espaço possui dois andares: o primeiro piso é dedicado à Confeitaria e Gelateria onde é possível degustar cafés, doces, lanches e, claro, um gelato próprio. Já no segundo piso, funciona o Bistrô Contemporâneo, com horários definidos de café da manhã, almoço, lanche e jantar.

  • Café da manhã na Crosta
Café coado. Foto: Reprodução/Instagram

Uma boa pedida para começar o dia com o pé direito é tomar um café em um local que nasceu com a proposta de oferecer grande seleção de pães artesanais e cafés especiais.

Entre as opções de pães artesanais estão: baguete, baguetine de queijo (tradicional baguete com adição de queijo muçarela e tomilho), cúrcuma e grãos (com farinha francesa e cinco grãos torrados: chia, linhaça, painço, girassol e gergelim), ciabata (clássico pão italiano, de massa super leve, miolo elástico e crosta fina e crocante), pão petrópolis semi integral (50% de farinha integral, grãos tostados e castanha do Pará), pain au levain (pão de massa madre, preparado num processo de fermentação 100% natural; crosta rígida e miolo macio e aberto) e gorgonzola com nozes.

Pão de gorgonzola com nozes. Foto: Reprodução/Instagram

A Crosta fica localizada em Icaraí, na Rua Domingues de Sá, 324.

COMPARTILHE