Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Aplicativo da NitTrans permite acompanhar em tempo real o trânsito da cidade

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Com o app, será possível acessar as 28 câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional
IMG-20220127-WA0029
A imagem de uma região aparece ao clicar nos pontos sinalizados no mapa. Foto: Divulgação Prefeitura de Niterói

Um aplicativo para acompanhar em tempo real o trânsito da cidade foi desenvolvido pela Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans) e já está disponível para ser instalado em smartphones.

Com ele, será possível acessar as 28 câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO Mobilidade) e, assim, escolher a melhor rota para se deslocar pelo município. Ou mesmo conferir alguma situação de emergência que esteja acontecendo em alguns dos locais monitorados.

O aplicativo, desenvolvido em parceria com a empresa Engie e hospedado na plataforma própria de sites da Prefeitura de Niterói pela Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle, pode ser acessado por meio do endereço eletrônico appnittrans.niteroi.rj.gov.br  no navegador Google Chrome para usuários Android ou no navegador Safari para usuários iOS (Apple).

Na plataforma Android, ao abrir a tela principal, basta clicar no menu lateral e, em seguida, em Instalar Aplicativo. Usuários iOS, devem clicar no ícone Compartilhar do sistema operacional e, em seguida, na opção Adicionar à Tela de Início e em Adicionar. O aplicativo ainda tem a opção de acesso via web, utilizando o mesmo endereço eletrônico.

Ícone do aplicativo da Nittrans no celular Android

A Seguir Niterói instalou a versão para Android sem dificuldades. Também testou a opção via web com êxito.

Na plataforma, ao clicar nos pontos sinalizados, em um mapa de Niterói, o usuário acessa as mesmas imagens transmitidas aos operadores que trabalham no CCO Mobilidade. No aplicativo, os niteroienses também poderão obter as informações de trânsito postadas no Twitter da Nittrans (@NITTRANS).

A engenheira e diretora de Planejamento de Trânsito da NitTrans, Amanda Machado, informa que o projeto foi desenvolvido sem custos, a partir do conceito de Smart City, com otimização orçamentária. Segundo ela, a criação foi feita a partir do trabalho interno de inteligência, com tecnologia já aplicada no CCO, adaptada para que seja disponibilizada à população

De acordo com o prefeito Axel Grael, Niterói tem uma das maiores relações de automóvel por habitante no país, o que torna a mobilidade urbana um desafio ainda maior:

– Mobilidade urbana é desafio das grandes cidades, em todo o mundo, para o qual não existe solução milagrosa. Sobretudo, numa cidade como Niterói, que está inserida numa complexa região metropolitana. Por isso, estamos investindo em obras viárias, no incentivo ao uso de bicicleta e do transporte público, na fiscalização e no uso de tecnologias, como os sinais inteligentes e este aplicativo, que será uma importante ferramenta para os niteroienses – afirmou.

Leia mais: Moradores da Região Oceânica protestam contra trânsito caótico e lagoas poluídas

 

 

COMPARTILHE