Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Anúncio do passaporte de vacinação aumenta procura por 1ª dose em Niterói

COMPARTILHE

A partir de outubro, quem não tiver se vacinado perderá o direito a benefícios e sofrerá outras restrições
Fila na Policlínica do Vital Brazil nesta quinta-feira. Foto de leitor
Fila na Policlínica do Vital Brazil nesta quinta-feira. Foto de leitor

O anúncio de que o passaporte de vacinação será exigido em Niterói a partir de outubro surtiu efeito positivo na vacinação. A procura por primeira dose voltou a crescer, num momento em que a campanha parecia ter chegado ao limite. Mas o receio de sofrer as sanções previstas no decreto publicado na última quarta-feira indica que ainda há margem para ampliação da cobertura vacinal na cidade.

Assim que os portões da Policlínica Regional Sérgio Arouca, no Vital Brazil, foram abertos nesta quinta, a fila para primeira dose surpreendeu quem estava no local. Eram pessoas que, pela idade aparente, já poderiam ter se vacinado há semanas ou até meses, mas só agora estão colocando a carteira de vacinação em dia.

— O pessoal está com medo de perder benefício — comentava um funcionário, referíndo-se aos auxílios que foram prorrogados até dezembro, mas só para vacinados.

A partir de 1º de outubro, entra em vigor em Niterói uma série de medidas que apertam o cerco contra os não vacinados. Entre elas, está previsto que o acesso dos beneficiários aos programas Renda Básica Temporária, Moeda Social e Empresa Cidadã fique condicionado à apresentação de comprovante vacinal, o chamado “passaporte de vacinação”. A população também será obrigada a apresentar atestado de imunidade para ingressas nos seguintes espaços:

  • Museus, bibliotecas, cinemas, teatros, salas culturais e exposições em ambientes fechados.
  • Pontos turísticos com controle de entrada, shows, conferências, casas de festas, casas noturnas, pubs e boates;
  • Projetos sociais e esportivos da prefeitura.
  • Entradas em eventos, casas de festas, casas noturnas, pubs e boates também só serão permitidas com esquema vacinal completo.

Em outros espaços, a cobrança do passaporte será apenas recomendada. São eles:

  • Academias, centro de treinamento e estádios
  • Piscinas, clubes, áreas de lazer de condomínios
  • Estabelecimentos de saúde publicos e privados.

COMPARTILHE