COMPARTILHE
Nesta terça-feira (6) acontece em Niterói uma ação diferente tendo motociclistas como foco. Trata-se da Blitz Antena Corta-Pipa.
Na Avenida Marquês do Paraná, 145 (em frente ao Corpo de Bombeiros), no Centro, das 8h às 12h, agentes da prefeitura vão instalar antenas corta-pipas em motos. O equipamento ajuda a prevenir acidentes causados por linhas de pipa com cerol, a chamada linha chilena. Esse tipo de antena custa entre R$ 20 e R$ 70.
Leia mais: Tarifa reduzida e novas regras para o estacionamento rotativo entram em vigor em Niterói
Segundo a Associação Brasileira de Motociclistas (ABRAM), o Brasil registra mais de 100 acidentes por ano envolvendo cerol, sendo que metade resulta em ferimentos graves e um quarto em mortes.
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro, o uso da antena é obrigatório apenas para motociclistas profissionais. Blitz, que também tem ação educativa, vai recomendar que o equipamento seja usado a todos que pilotam motocicletas, inclusive durante atividades de lazer.
Um dos casos mais recentes envolvendo motociclistas e linha chilena, em Niterói, aconteceu em janeiro passado. O piloto de 27 anos sofreu grave acidente após ser atingido com a linha no pescoço, enquanto trafegava pela Niterói-Manilha. A vítima foi socorrida e encaminhada para o Hospital Estadual Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, onde passou por cirurgia de emergência.
COMPARTILHE