COMPARTILHE
Cerca de 100 rótulos de cerveja artesanal de marcas da cidade foram colocados para gelar para comemorar seu aniversário. A “festa” é o evento Niterói Cervejeiro 450 que será realizado desta sexta-feira (24) a domingo (26), no Reserva Cultural, das 12h à 00h. Atrações cervejeiras e shows de Dalto e Kiko Zambianch, entre outros, fazem parte da programação. A entrada é gratuita.
Leia mais: Niterói, 450 anos: uma cidade que sonha ser moderna e não respeita sua história, diz urbanista
Durante o evento, será possível participar de Quiz Cervejeiro, brassagem aberta e workshop de estilos cervejeiros com degustação guiada. Essas atrações estão a cargo da Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA) de Niterói e São Gonçalo.
Do Niterói Cervejeiro 450 participam apenas cervejarias, bares e restaurantes de Niterói. Dentre as marcas de cerveja da cidade estão Noi, Masterpiece, Mafia, Belgarioca, Dead Dog, Brewlab, Matisse, Fractal, Bitta Bier e Malteca, entre outras. Na ala gastronômica estão, por exemplo, Empório del Gusto, Da Carmine e Armazém São Jorge. Várias cervejarias também oferecerão opções de petisco.
O Projeto Niterói Cervejeiro foi desenvolvido desde 2017 dentro do Plano Estratégico Niterói Que Queremos. O objetivo foi identificar as demandas do setor através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Seden) e diálogo com o movimento intersindical, secretarias municipais, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de janeiro (Firjan) e a Universidade Federal Fluminense (UFF). A cidade conta com o Selo Niterói Cervejeiro, criado pela Prefeitura para estimular a abertura e valorizar as fábricas artesanais e brewpubs na cidade. Oito cervejarias já receberam o selo.
– Hoje Niterói, com certeza, já é um dos principais polos cervejeiros do estado, com os empreendedores se aperfeiçoando cada vez mais. O festival é uma prova. O município está ampliando suas fronteiras, buscando espaços para que os cervejeiros possam expor e ampliar seus negócios, gerando emprego e levando o nome da cidade. Essa é uma prova de que estamos no caminho certo abrindo cada vez mais espaço para esse mercado. O evento é uma consagração desse trabalho numa data tão marcante – afirmou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite.
Na sexta-feira, dia 24, vai rolar Quiz Cervejeiro com direito a brindes. Será a partir das 18h, no stand da Acerva Niterói e São Gonçalo. Para participar, é só chegar.
Sábado, 25, é dia de brassagem aberta. Começa às 12h, em ponto. Brassagem é como se chama o processo de produção de uma cerveja. No local, associados da Acerva Niterói e São Gonçalo irão produzir 40 litros de uma Red Ale.
– Fazer uma brassagem diante do público é uma ótima oportunidade para explicar como uma cerveja é feita e despertar a curiosidade das pessoas. Também é uma oportunidade de ajudar a tirar dúvidas em relação à cerveja artesanal. E a AcervA está aí pra isso mesmo”, comenta Fernanda Marques, presidenta da Acerva Niterói e São Gonçalo. A Associação completou 11 anos em 2023.
No domingo, dia 26, será realizado um workshop sobre Escolas Cervejeiras comandado pelo niteroiense Gil Lebre, um dos melhores beer sommeliers do país. Serão três horários, a partir das 16h, sendo o primeiro reservado para associados da AcervA, mediante inscrição prévia. Para os outros horários também será necessário inscrição, a ser feita no stand da AcervA. As vagas são limitadas a 10 pessoas.
SEXTA-FEIRA – 24/11
15H – COLORADO COUNTRY
17H – BR 80
19H – LUIZ OTÁVIO
21H – KIKO ZAMBIANCHI &
VINÍCIUS CANTUÁRIA E BANDA
SÁBADO- 25/11
13H- DKV
15H – ARTON ARRAES BLUES BAND
17H – THE WALKING BAND
19H- OLDSTONES
21H – PHILIPPE SEABRA, MARCELO
HAYENA E ARNALDO BRANDÃO
DOMINGO – 26/11
12H- TAILTEN
13H- BLOODY MARY
15H – ADRIANA NINSK
17H – AZYMUTH
19H – DALTO COM PARTICIPAÇÃO DE MARCOS SABINO
21H – VA’A SURF BAND
– Será o maior festival cervejeiro realizado na cidade. Serão marcas de diversos sabores e texturas. Uma boa oportunidade para quem é apreciador da cerveja artesanal valorizar as cervejarias da cidade que, a cada dia, estão se aperfeiçoando mais. Isso sem contar que teremos inúmeras bandas para diversos gostos e estilos – disse o coordenador geral de Eventos de Niterói, André Felipe Gagliano.
O evento é uma realização da Prefeitura através da Coordenadoria de Eventos e Fundação de Artes de Niterói (FAN) e conta com apoio das secretarias de Cultura, Ações Estratégicas e Economia Criativa, Desenvolvimento Econômico, Conservação, Urbanismo, Meio Ambiente, Universidade Federal Fluminense, Firjan e Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA) de Niterói e São Gonçalo. O Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880 – São Domingos.
COMPARTILHE