COMPARTILHE
O Brasil terá uma onda de calor com máximas entre 40°C e 45°C, nos próximos dias. Segundo a MetSul Meterorologia, a atuação de um bloqueio atmosférico impedirá a chegada de frentes frias comuns para o fim do inverno. Niterói está na rota das regiões afetadas. Com marcas históricas, todas as cinco regiões do país passarão pela onda de calor, principalmente os estados: Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Rondônia, Amazonas, Pará, Tocantins, Bahia, Piauí e Maranhão.
Leia mais: Aumentam os casos da subvariante Ômicron EG.5 da Covid-19 no Rio
Em Niterói, a máxima da semana ficará sempre na casa dos 30°, mas a sensação térmica será maior que 40°, em alguns dias. Não há previsão de chuva na cidade para toda a semana e a umidade do ar segue baixa. O pico de temperatura deve ser registrado entre o final desta semana e o início da semana que vem, em todo o país. As principais recomendações médicas são a hidratação, o uso de filtro solar, e evitar exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
Nesta segunda (18), a máxima será de 35° e mínima de 20° no período da noite. Na terça (19), o dia será parecido com máxima de 34° e mínima de 19°. As temperaturas altas perduram por toda a semana. Na quarta, quinta e na sexta, a máxima ficará em torno de 33/34°.
Devido à ausência de chuva e registros de baixa umidade relativa do ar nos últimos dias em Niterói e a previsão de permanência dessas condições até esta terça (19), o Risco de Fogo em Vegetação foi alterado para Médio. O alerta foi dado pelo Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói.
A Defesa Civil orienta a população para não colocar fogo em lixo; não soltar balões e não jogar guimba de cigarro aceso próximo a vegetação, para ajudar a preservar as áreas verdes da cidade.
COMPARTILHE