Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Alerta de “risco muito alto” de incêndio em vegetação em Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Aviso foi dado pela Defesa Civil do município que ministra, em julho, curso de combate a queimadas para voluntários; inscrições estão abertas
Incêndio no morro em Jurujuba
Queda de balão causou incêndio em Jurujuba, em abril passado. Fotos: reprodução

O Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil de Niterói emitiu alerta para “risco muito alto” de incêndio em vegetação, na cidade. O motivo é a continuidade da ausência de previsão de chuva, nos próximos dias, para o município.

Foi emitido também aviso de baixa umidade relativa do ar – em torno de 30% –  com validade desta terça-feira (18) até a próxima quinta (20).

Leia mais: Procuradoria quer novo julgamento para governador Claudio Castro por crime eleitoral

Fogo

Com a vegetação seca, a Defesa Civil de Niterói alerta para o perigo, ainda maior, de se colocar fogo em lixo ou jogar uma guimba de cigarro acesa próxima à vegetação, além de soltar balões – que é crime: A Lei de Crimes Ambientais prevê para quem fabrica, vende, transporta ou solta balões pena de um a três anos de reclusão. O infrator também está sujeito a multas a partir de R$ 500 por unidade de balão apreendido.

Em abril passado, cerca de 20 agentes do Corpo de Bombeiros levaram aproximadamente 24 horas para conter um incêndio florestal provocado pela queda de um balão, em uma área de preservação ambiental, em Jurujuba. Os focos do incêndio surgiram em uma região de difícil acesso, nas proximidades do Forte São Luís, construção histórica com mais de 300 anos de existência. Na operação foram feitos mais de 90 lançamentos de água sobre a área afetada para debelar as chamas, com a utilização de dois helicópteros.

Itatiaia

No Parque Nacional do Itatiaia, fogo foi controlado, mas ainda não extinto.

Há cinco dias, bombeiros combatem incêndio no Parque Nacional do Itatiaia, que abrange os municípios de Itatiaia e Resende no Estado do Rio de Janeiro.  O fogo destruiu uma área equivalente a 200 campos de futebol. Nesta terça-feira (18), o fogo estava controlado, mas ainda não extinto. Drones estão sendo usados para localizar focos de incêndio sob a copa das árvores.

A região afetada fica a 2.500 metros de altitude e é conhecida, nesta época do ano, pela vegetação bastante seca e pelas menores temperaturas do Brasil – a parte mais alta do parque, a 2.800 metros, registrou a menor temperatura do ano, no Brasil, na madrugada desta terça-feira (18): menos 11°C às 4h34.

Saiba o que fazer

A Defesa Civil de Niterói abriu inscrições para curso de controle de queimadas para voluntários. As aulas são divididas em dois módulos, aos sábados, de 8h às 12h, no auditório da DCNit, na Rua Coronel Gomes Machado, 258, no Centro. No total serão 17 horas de treinamento que ocorrerão nos dias 06, 13, 20 e 27 de julho.

Quem participar do curso vai receber certificado e passa a ingressar o Núcleo de Defesa Civil para Fogo em Vegetação (NUDEC Queimadas) de Niterói.

Para se inscrever, clique aqui

Em caso de emergência, ligue 199 ou 2620-0199

COMPARTILHE