Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Aglomeração leva Niterói a ‘apagar’ Árvore de Natal em São Francisco

Por Por Livia Figueiredo

COMPARTILHE

Atração atraiu tanta gente, sem cuidados básicos, que Prefeito mandou reduzir horário de iluminação
arvore e natal 1
Às escuras: por causa do grande número de visitantes, que se aglomeraram no entorno, a Prefeitura teve de “apagar” a iluminação da Árvore de Natal de São Francisco

Após relatos de muita aglomeração no local, o horário de funcionamento da Árvore de Natal de São Francisco, instalada na Praça do Radio Armador, foi reduzido. A atração temática, muito aguardada pelos moradores, teve suas luzes apagadas no último domingo (13) por volta de 20h30m, por ordens do prefeito Rodrigo Neves. Naquele momento, havia mais de mil pessoas nos calçadões e proximidades do monumento. Engarrafamentos na Froes e no túnel já chegavam a quase cinco quilômetros. O “apagão” da árvores pegou os visitantes de surpresa, provocando uma dispersão de pessoas no local.

-Foi uma ordem extraordinária que partiu direto do Prefeito. Houve muitas reclamações por causa das aglomerações – confirmou um dos encarregados pelo serviço de acender e apagar as luzes da árvore, que se identificou como Hugo.

A beleza da Árvore de Natal iluminada: agora, só com horário reduzido para evitar aglomerações

A partir desta segunda, a árvore funcionará apenas no intervalo das 18h30m às 20h30m. Antes, ela funcionava de 18h30m até meia noite, com sonorização, e ficava iluminada até 2h. Depoimentos de comerciantes próximos ao local, como bares e restaurantes, refletem a alta circulação de pessoas, o descaso por parte da população e o consequente desrespeito por medidas de segurança e protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde, como o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras.

– A calçada das redondezas estava lotada, muitos jovens, crianças e idosos circulando. A rua estava bastante cheia. Por volta das 19h/20h começou um fluxo ainda maior de pessoas. Teve muita aglomeração. Da loja a gente conseguia observar tudo – declara Keilane, atendente da sorveteria Quasar.

Visitantes não poupam críticas à aglomeração no local. Em uma rede social, um morador relatou:

“Fui lá ontem levar a minha filha para ver a árvore e muita gente sem máscara e muita aglomeração. Restaurantes lotados sem respeitar o distanciamento social.”

Outro comentário, no mesmo grupo em uma rede social, evidencia o nítido descumprimento das medidas de segurança, mesmo frente ao cenário de evolução do número de casos de pessoas infectadas pela Covid em Niterói:

– Existem alguns protocolos a serem seguidos durante a pandemia; protocolos esses que podem reduzir bastante o contágio e assim sucessivamente a super lotação nos hospitais. No entanto, preferimos descumprir e desrespeitar normas e protocolos a ponto de terem de desligar, fechar, limitar ou proibir por conta da nossa irresponsabilidade – afirma outro morador da cidade.

Com 50 metros de altura e decorada nos tons de azul e branco, a árvore de São Francisco tem esculturas de anjos, além de conter, na parte interna, um presépio com sonorização, onde é possível entrar e interagir com a estrutura, além de tirar fotos.

A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos informou que a árvore de Natal de São Francisco teve seu horário de funcionamento alterado para o período entre 18h30m e 20h30m como medida preventiva contra a aglomeração de pessoas e a disseminação do coronavírus.

COMPARTILHE