A partir desta segunda, a árvore funcionará apenas no intervalo das 18h30m às 20h30m. Antes, ela funcionava de 18h30m até meia noite, com sonorização, e ficava iluminada até 2h. Depoimentos de comerciantes próximos ao local, como bares e restaurantes, refletem a alta circulação de pessoas, o descaso por parte da população e o consequente desrespeito por medidas de segurança e protocolos recomendados pelo Ministério da Saúde, como o distanciamento social e o uso obrigatório de máscaras.
– A calçada das redondezas estava lotada, muitos jovens, crianças e idosos circulando. A rua estava bastante cheia. Por volta das 19h/20h começou um fluxo ainda maior de pessoas. Teve muita aglomeração. Da loja a gente conseguia observar tudo – declara Keilane, atendente da sorveteria Quasar.
Visitantes não poupam críticas à aglomeração no local. Em uma rede social, um morador relatou:
“Fui lá ontem levar a minha filha para ver a árvore e muita gente sem máscara e muita aglomeração. Restaurantes lotados sem respeitar o distanciamento social.”
Outro comentário, no mesmo grupo em uma rede social, evidencia o nítido descumprimento das medidas de segurança, mesmo frente ao cenário de evolução do número de casos de pessoas infectadas pela Covid em Niterói:
– Existem alguns protocolos a serem seguidos durante a pandemia; protocolos esses que podem reduzir bastante o contágio e assim sucessivamente a super lotação nos hospitais. No entanto, preferimos descumprir e desrespeitar normas e protocolos a ponto de terem de desligar, fechar, limitar ou proibir por conta da nossa irresponsabilidade – afirma outro morador da cidade.
Com 50 metros de altura e decorada nos tons de azul e branco, a árvore de São Francisco tem esculturas de anjos, além de conter, na parte interna, um presépio com sonorização, onde é possível entrar e interagir com a estrutura, além de tirar fotos.
A Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos informou que a árvore de Natal de São Francisco teve seu horário de funcionamento alterado para o período entre 18h30m e 20h30m como medida preventiva contra a aglomeração de pessoas e a disseminação do coronavírus.