Após a vitória na eleição por 57,20% dos votos válidos derrotando o bolsonarista, Rodrigo Neves (PDT) fez sua comemoração em frente à reitoria da Universidade Federal Fluminense (UFF), na Rua Miguel de Frias, em Icaraí. Essa é a terceira vez que o candidato vai comandar Niterói.
Leia mais: Abstenções e nulos tiveram mais votação que o derrotado Carlos Jordy no segundo turno em Niterói
A Rua Miguel de Frias ficou lotada de apoiadores e aliados e foi interditada para melhor circulação das pessoas. A comemoração reuniu aliados políticos da cidade, como os deputados estaduais Victor Júnior (PDT) e Veronica Lima (PT), além dos vereadores governistas Leonardo Giordano e Gallo. O atual prefeito, Axel Grael, chegou logo depois que Neves subiu ao carro de som.
O candidato do PDT chegou ao local com sua vice, Isabel Swan, sua esposa, Fernanda Sixel, e outros aliados, como o ex-prefeito Godofredo Pinto (PT). Rodrigo foi carregado pelos aliados até o carro do trio elétrico. No discurso de agradecimento, ele citou a música a “Bella Ciao”, que virou hino na luta contra o fascismo.
– Nós estamos caminhando por um novo ciclo a partir de janeiro e a melhor resposta é a gente fazer um governo para todos os niteroienses, para aqueles que votaram em mim, mas também para aqueles que não votaram. Acreditamos na democracia e vamos fazer um governo ainda melhor, mas que tem esse sentido muito claro de defesa da democracia, de proteção de Niterói. É muito importante ouvir que essa música, que foi cantada pelos democratas cristãos, pelos socialistas, pelos democratas quando derrotaram fascismo na Itália em 1945, está tocando hoje para lembrar a derrota do fascismo – destacou ao chegar no local.
Leia também: Saiba como foi a votação pelos bairros no segundo turno em Niterói
O reitor da UFF, Antônio Claudio da Nobrega, também marcou presença na festa da eleição de Neves e destacou a parceria histórica que a universidade possui com os governos de Niterói. O professor também pontuou que isso só é possível quando há diálogo entre as partes.
Com o fechamento da apuração (100% dos votos apurados), o candidato do governo teve 156.067 votos, 57,20 % dos votos válidos, contra 116.796 votos do deputado bolsonarista Carlos Jordy, 42,08% dos votos válidos.