COMPARTILHE
Um grupo de 10 pessoas, chefiados pelo ParNit, realizou uma ação de reflorestamento no Morro Santo Inácio, em São Francisco, nesta sexta-feira (15). Os voluntários acordaram cedo para estar às 8:30 da manhã no ponto de encontro e seguir para o trabalho, que durou toda a manhã, e introduziu espécies nativas de Mata Atlântica no topo do morro.
O chefe da equipe, Alex Figueiredo, disse este foi o plantio em região mais alta que o ParNit já realizou. Ele lamentou apenas que a chuva do dia anterior tenha feito parte do grupo, que era maior, desistir, pois cada pessoa que segue pela trilha carrega consigo uma das mudas, em uma mochila.
– É o reflorestamento mais alto que a gente já fez. A subida foi a pé, e com mochilas cargueiras. O tempo não ajudou, tinha chovido na véspera e de manhã também, por isso foi pouca gente, porque iriam bem mais pessoas e levaríamos mais mudas.
Ao todo, 24 mudas foram plantadas, entre Ingazeiros e Quaresmeiras. Também foi feito um aceiro, uma área sem vegetação que previne incêndios florestais, e facilitar o acesso de pessoas em caso de fogo. Dez pessoas participaram como voluntárias, sendo um adolescente.
O plantio é organizado pela equipe do Parque Natural de Niterói (ParNit), e é feito com a ajuda de voluntários. Segundo Alex, 250 pessoas estão cadastradas para participar de ações como a deste sábado. O trabalho também consistiu em limpeza da área, com capina e recolhimento de lixo.
O trabalho de manejo e reflorestamento é feito toda semana, e é possível participar entrando em contato através da página @parnitvoluntario .
COMPARTILHE