Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Ação voluntária planta mudas de Mata Atlântica no Morro Santo Inácio, em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Grupo acordou cedo e plantou exemplares de Ingazeiro e quaresmeiras, além de fazer capina
WhatsApp Image 2022-04-16 at 07.07.06
Ação foi coordenada pelo NarNit. Divulgação

Um grupo de 10 pessoas, chefiados pelo ParNit, realizou uma ação de reflorestamento no Morro Santo Inácio, em São Francisco, nesta sexta-feira (15). Os voluntários acordaram cedo para estar às 8:30 da manhã no ponto de encontro e seguir para o trabalho, que durou toda a manhã, e introduziu espécies nativas de Mata Atlântica no topo do morro.

O chefe da equipe, Alex Figueiredo, disse este foi o plantio em região mais alta que o ParNit já realizou. Ele lamentou apenas que a chuva do dia anterior tenha feito parte do grupo, que era maior, desistir, pois cada pessoa que segue pela trilha carrega consigo uma das mudas, em uma mochila.

Voluntária posa com mudas de Ingazeiro. Uma delas, levou em uma mochila morro acima. Divulgação

– É o reflorestamento mais alto que a gente já fez. A subida foi a pé, e  com mochilas cargueiras. O tempo não ajudou, tinha chovido na véspera e de manhã também, por isso foi pouca gente, porque iriam bem mais pessoas e levaríamos mais mudas.

Ao todo, 24 mudas foram plantadas, entre Ingazeiros e Quaresmeiras. Também foi feito um aceiro, uma área sem vegetação que previne incêndios florestais, e facilitar o acesso de pessoas em caso de fogo. Dez pessoas participaram como voluntárias, sendo um adolescente.

O plantio é organizado pela equipe do Parque Natural de Niterói (ParNit), e é feito com a ajuda de voluntários. Segundo Alex, 250 pessoas estão cadastradas para participar de ações como a deste sábado. O trabalho também consistiu em limpeza da área, com capina e recolhimento de lixo.

Voluntárias fazem capina. Divulgação

O trabalho de manejo e reflorestamento é feito toda semana, e é possível participar entrando em contato através da página @parnitvoluntario .

COMPARTILHE