COMPARTILHE
Nesta sexta-feira (12), a Prefeitura de Niterói retomou o agendamento gratuito para visitar a Ilha da Boa Viagem. Os passeios começam a partir do dia 18 de julho; acontecem das 9h30 às 15h, e as inscrições são feitas no site www.visit.niteroi.br . Em caso de chuva no dia ou no dia anterior as visitas serão canceladas.
Leia mais: NitBikes já apresentam defeitos
O espaço, que passou por obra para recuperação da infraestrutura, é um patrimônio histórico da cidade. As intervenções recuperaram as edificações da capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, o fortim e o casarão conhecido como castelo.
Localizada na costa da Baía de Guanabara, tombada pelo IPHAN em 1938, a história da Ilha da Boa Viagem começa em 1650 com a construção da Capela de Nossa Senhora da Boa Viagem. O local virou centro de peregrinação de marinheiros, que agradeciam pelas viagens bem-sucedidas e pediam benção para os próximos trajetos. A adoração à Nossa Senhora da Boa Viagem motivou a realização de festas religiosas, que culminaram com procissões marítimas nas águas da Baía de Guanabara. A capela foi destruída durante a invasão francesa de 1711 e reconstruída em 1780, em estilo neoclássico.
Além da vocação religiosa, o monumento foi historicamente destinado para fins militares. A visão privilegiada da Baía de Guanabara tornou a ilha parte do antigo sistema defensivo brasileiro. Registros históricos apontam o ano de 1702 como marco de início da construção do fortim, que tinha entre cinco ou seis peças de artilharia. Já o casarão, conhecido como castelo, foi construído na década de 1940 e abrigou a sede dos Escoteiros do Mar.
As intervenções recuperaram as edificações da ilha: a capela de Nossa Senhora da Boa Viagem, o fortim e o casarão conhecido como castelo. O investimento da Prefeitura foi de R$5,5 milhões.
O passeio recebe doações para a campanha Niterói Solidária com a entrega de 1kg de alimento não perecível ao CAT- Centro de atendimento ao turista, mais próximo.
COMPARTILHE