COMPARTILHE
Em tempos de fake news, é preciso estar atento com as fontes originárias das informações. No caso de eleições, os portais do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e Tribunal Regional Eleitoral RJ (TER-RJ) são os mais indicados para tirar qualquer dúvida do eleitor.
Neles, o A Seguir Niterói compilou alguns links seguros para auxiliar seus leitores:
Situação eleitoral – clique aqui
Local de votação – clique aqui
Saber o número do título de eleitor – clique aqui
Débitos eleitorais – clique aqui
Eleitor ausente do seu domicílio eleitoral no dia e horário da eleição (2 de outubro, das 8 às 17 horas) poderá apresentar justificativa por meio de uma dessas opções:
No dia da eleição
aplicativo e-Título: baixe nas Plataformas Android e iOS;
formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (formato PDF): apresente preenchido nas mesas receptoras de votos ou de justificativas instaladas para essa finalidade nos locais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais e pelos Cartórios Eleitorais.
Justificativa
O eleitor poderá justificar sua ausência em até 60 (sessenta) dias após cada turno da votação por uma dessas opções:
Aplicativo e-Título
Sistema Justifica
Formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) – formato PDF.
Em qualquer desses meios, a documentação que comprove o motivo da ausência à eleição deverá ser anexada ao requerimento para análise da autoridade judiciária da zona eleitoral responsável pelo título. Caso a justificativa seja aceita, haverá o registro no histórico do título eleitoral. Se a justificativa for indeferida, a pessoa precisará quitar o débito.
Para ajudar na hora da votação, o eleitor pode levar uma “cola” com o nome e os números dos seus candidatos. Como não é permitido levar celular para a cabine de votação, o recomendado é que as anotações sejam feitas em um papel.
No site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) tem um modelo de “colinha” que pode ser impresso e preenchido previamente pelo eleitor.
Imprima sua colinha aqui
Se quiser treinar como votar, o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem um simulador de votação.
Faça sua simulação aqui.
Leia mais: TSE faz alerta sobre golpe do título cancelado
COMPARTILHE