24 de janeiro

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A Seguir conferiu: Zaitt, mercado de autoatendimento que funciona 24h em Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

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A compra é toda feita por aplicativo e monitorada por câmeras de segurança; Loja ainda oferece desconto em vários produtos
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A Zaitt, em Icaraí. Fotos: Livia Figueiredo

Novidade em Niterói, a Zaitt, conhecida em São Paulo, onde foi inaugurada a primeira unidade, é uma loja autônoma de conveniências que tem um grande atrativo: ela fica aberta 24h nos sete dias da semana, inclusive nos feriados. A startup é pioneira em lojas autônomas na América Latina e está em expansão em todo o Brasil.

As lojas estão espalhadas em diversas regiões do país, como Bahia, Santa Catarina, Pernambuco, Espírito Santo, Paraná, Alagoas, Minas Gerais, Distrito Federal, além de várias unidades em São Paulo.

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A fachada da Zaitt.

Localizada em Icaraí, na Rua Presidente Backer, 71, bem próxima à padaria e confeitaria Beira Mar, a loja tem como proposta a facilidade de um mercado de autoatendimento: o processo de compra é feito por meio de um aplicativo, sem fila e sem caixa de atendimento.

Tudo isso aliado à tecnologia de câmeras de segurança, com monitoramento em tempo real. Para uma experiência ainda mais completa, há a presença de uma companhia para lá de prestativa, a assistente virtual Alexa. A loja também oferece um microondas para consumo da refeição na própria loja, e ainda uma rede de wi-fi gratuita. Para assegurar ainda mais a segurança, há uma central em que é possível pedir ajuda ou sanar eventuais dúvidas.

Toda a loja é amparada por câmeras de segurança.

A Seguir foi conferir como funciona o mercadinho e fez o test drive. O processo é todo muito simples, não requer muitas etapas. Para comprar qualquer produto, é necessário baixar o aplicativo da Zaitt e preencher um formulário simples. Pronto. Já é possível acessar o mercado.

A ideia é que os consumidores possam usufruir do espaço tanto para compras no estilo take away de compre e leve, quanto para consumo próprio na loja seja sozinho ou acompanhado. A Zaitt se ancora em dois conceitos: a praticidade e variedade. Com a pandemia, o modelo de minimercados autônomos se popularizou. A facilidade já pode ser encontrada em alguns condomínios. A proposta é oferecer uma mistura que transita entre lojas de conveniência com mercadinhos de bairro, apostando na tecnologia e no baixo custo operacional.

Para evitar roubos, nas lojas da Zaitt, há sensores na saída que registram os produtos não contabilizados. Como há pessoas que ainda têm receio de acharem que estão roubando, a opção foi pela adoção do sistema scan and go, em que você passa o produto no leitor de código de barras, enche a sacola e o pagamento é debitado automaticamente na saída.

Os produtos

O cardápio é variado: é possível encontrar de lanches a refeições, como pão de queijo, pizza congelada, pratos feitos e congelados, pipoca, chocolates, biscoitos, macarrão, molho de tomate, e até sorvetes e picolé da Baccio di Latte. Já em relação às bebidas, há opções de sucos, refrigerantes, cervejas, vinhos, vodkas e cafés.

As opções de congelados.

Como funciona

Como tudo que envolve tecnologia atualmente, a leitura é feita por um sistema de QR code que dá direito ao acesso à loja. O procedimento é feito na entrada, na porta mesmo, onde é possível escanear o código. Para comprar qualquer produto da loja, basta ler o QR code do código de barras da embalagem ou nas etiquetas coladas nas prateleiras. Feita a leitura é só efetuar o pagamento por cartão de crédito, débito ou pix e pronto. Tudo feito.

Decidi testar alguns produtos. Ao dar uma olhada no entorno, logo notei que a prateleira onde ficam posicionadas as pizzas estava vazia, e achei estranho. Promoção, certamente, ou falta de reposição do produto. Tive a sorte de encontrar com o administrador do espaço, o Vitor, que prontamente aquietou minha curiosidade: 

– Na quarta fazemos promoção do queijo. Tanto as pizzas da Sadia quanto os pacotes de pão de queijo são vendidos a preços promocionais. E sinceramente vale muito a pena. Estão mais baratos que na maioria dos mercados – afirmou.

Não era papo de vendedor. De fato, era um bom negócio. Um pacote de 900g de pão de queijo da Perdigão estava saindo por R$16,42. Já a pizza da Sadia por R$15. O desconto era de 21% e 25%, respectivamente.

Aliás, a Zaitt faz disso uma rotina. Toda segunda, os sorvetes estão com até 50% de desconto. O Cone Serenata do Amor sai 33% mais barato (R$ 5,97). Já o pote de sorvete da Baccio di Latte, que pode chegar a R$58 no mercado, pode ser comprado por R$ 35,90. Outra promoção é a das bebidas alcoólicas na quinta-feira. Há promoção de destilados como vodka e vinho e também de cervejas. Um espumante da Casa Perini (artigo de luxo) pode ser encontrado por R$54,82.

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Praticidade

É interessante toda a funcionalidade da loja. A ideia de ter um mercado que funcione 24h já é algo raro na cidade. E ter essa opção é um quebra galho para aqueles que buscam saciar a fome da madrugada, sair do tumulto dos mercados e ter uma compra até mais vantajosa, dependendo do produto.

Também tem algo que nos faz refletir sobre a usabilidade de espaços públicos. Assim como as salas convivências como coworking, cada vez mais em voga, os administradores dos mercados de autoatendimento têm apostado muito na ideia de ser um espaço multiuso: ou seja, resolver tudo ali mesmo. Onde é possível não só adquirir os produtos, como desfrutá-los no próprio local, numa espécie de extensão da experiência.

O microondas para consumo na hora.

O administrador responsável pela Zaitt de Niterói conta que muitos jovens e adolescentes costumam frequentar o mercado para fazer uma “pré”, ou seja, um encontro antes de irem para algum lugar. Eles costumam ouvir música com o suporte da Alexa, conversam, comem e bebem. Também tem a possibilidade de passar na lojinha e fazer uma refeição rápida, por preguiça de cozinhar ou por não ter paciência de esperar um delivery.

E ter tudo a mão, no comando e de forma autônoma, torna tudo mais ágil. É, sobretudo, uma experiência diferente e não muito comum na cidade que ainda segue tentando implantar o autoatendimento em complemento aos caixas eletrônicos. A vontade foi de voltar. Uma curiosidade que vale ressaltar é que a loja ainda analisa futuramente criar um esquema de fidelidade, para acúmulo de pontos e descontos.

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