COMPARTILHE
A quarta dose ou segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 não tem tido boa adesão do público alvo no Rio de Janeiro. Segundo dados do painel da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), entre as pessoas com 50 anos ou mais, apenas 47% tomaram a segunda dose de reforço. O primeiro reforço atingiu 70,3% dos adultos, a partir dos 18 anos, sendo mais predominante conforme a idade aumenta.
Leia mais: Prefeitura de Niterói amplia os locais para vacinação contra Influenza
A Prefeitura de Niterói segue aplicando pela terceira semana consecutiva, a quarta dose ou segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 para pessoas a partir de 40 anos. É necessário o intervalo de 4 meses da terceira dose. A quarta dose também é destinada para profissionais e trabalhadores da saúde. Ainda não foram contemplados pessoas com comorbidades, assim como demais faixas etárias.
Número de casos em alta
O número de casos tem aumentado em Niterói. A contagem já não cobre mais os sete dias da semana epidemiológica, mas é feita apenas nos dias úteis. Também não há testagem nos fins de semana. Mesmo assim, na SE 25 foram notificados 1.100 novos casos da doença – um dos piores resultados de toda a série histórica. Na semana passada, o Sindicato dos Hospitais Particulares de Niterói informou que há 91 pessoas internadas na cidade com Covid, em leitos ou UTIs. Entre elas, cinco crianças. A Secretaria Municipal de Saúde também deixou de divulgar o número de internações.
Reforço é fundamental
Pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz têm alertado sobre a baixa adesão da dose de reforço da vacina contra Covid. Estudo realizado pela Fiocruz Minas, em abril, mostrou que seis meses após a aplicação da segunda dose, o nível de anticorpos presentes no organismo cai. Porém, com a dose de reforço, a proteção é restabelecida. As análises mostraram que a chamada taxa de soropositividade passou de 98%, após 30 e 60 dias da aplicação da vacina, para 69%, no período que compreendeu entre 91 e 180 dias após a vacinação. Com a aplicação do reforço da Pfizer, esses índices foram restabelecidos, chegando a 100% de soropositividade, 15 dias após a aplicação.
O estudo também mostrou uma redução de casos de Covid-19 entre os indivíduos vacinados. Antes da vacinação, dentre os 1.587 participantes, um total de 247, ou seja, 15,6%, havia testado positivo e, desse montante, 136, ou 8,6%, foram diagnosticados com Covid-19 longa. Depois da vacinação, apenas 75 (4,7%) testaram positivo, dentre os quais somente 5 (0,3%) tiveram Covid longa.
Agendamento
A população de Niterói pode realizar o agendamento da vacina contra a Covid-19 pelo aplicativo Colab, que permite marcar data e horário, evitando filas.
Para realizar o agendamento basta fazer o download do aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. É necessário estar dentro do público alvo e da idade para receber a imunização, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização. Também é possível agendar pelo site da Prefeitura de Niterói .
Quem precisar remarcar a data e horário da vacinação, caso não consiga comparecer no dia agendado, deve mandar um e-mail para contato@colab.re .
Locais de vacinação para adultos:
– Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
– Policlínica Dr. João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto.
– Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
– Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº – São Lourenço.
– Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111 – Piratininga.
– Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
– Posto volante em Jurujuba – Av.Carlos Ermelindo Marins s/nº – Jurujuba (em frente ao Colégio Estadual Fernando Magalhães)
Locais de vacinação para crianças:
– Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº – Vital Brazil.
– Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré – Itaipu.
Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Av. Jansen de Melo, s/n – São Lourenço.
– Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.
COMPARTILHE