Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

A Orquestra da Grota fortalece suas raízes e oferece cursos gratuitos de música e reforço escolar

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Alunos aprendem a tocar violino, contrabaixo, flauta transversal, harpa, teclado, ukulele entre outros instrumentos
orquestra da grota
O violinista Tiago Cosmo, que iniciou seus estudos aos 10 anos na Grota e hoje vive na Aemanha. Foto: Reprodução/Instagram
Estão abertas as matrículas para estudantes de escolas públicas ou moradores de comunidades nos cursos regulares gratuitos oferecidos pelo Espaço Cultural da Grota, em 2024. Até 15 de março é possível fazer inscrição tanto para o Curso de Formação, com duração de três anos para quem já é estudante de música, quanto para as classes destinadas a iniciantes, que incluem aulas de iniciação musical, percussão popular, violino, contrabaixo, flauta transversal, harpa, teclado, ukulele e reforço escolar nas unidades do projeto em Niterói, São Gonçalo, Itaboraí e Nova Friburgo.

A orquestra da Grota. Foto: divulgação/Daniella Anatalício

A coordenadora e fundadora do Espaço da Grota, Lenora Mendes, afirma que "o intuito principal dos cursos regulares é oferecer aos alunos iniciantes oportunidades de ampliar horizontes e fazer novas conexões que contribuam com suas escolhas para a vida.  Já o Curso de Formação oferece aulas para estudantes de música em estágio um pouco mais avançado, destinado a formar profissionais do setor e também prepará-los para o ingresso na faculdade”.

Muita história

O Espaço Cultural da Grota é um projeto social sem fins lucrativos, que promove a inclusão de crianças e jovens por meio do ensino da música há 28 anos. Além da sede principal, na comunidade da Grota do Surucucu, em Niterói, há outros 11 pólos distribuídos pelas cidades de Itaboraí, São Gonçalo e Nova Friburgo, atendendo gratuitamente a cerca de mil alunos por ano, oriundos de comunidades carentes.

O projeto mantém nove grupos musicais em atividade, entre eles, a Orquestra da Grota, composta por músicos profissionais formados pelo ECG, e o Som Doce da Grota, conjunto de flautas que viajou a Boston em 2023, convidado para participar do Early Music Festival, o maior festival de música antiga dos EUA.

Celebrities

Kely Pinheiro, da Grota para o mundo. Foto: Divulgação/Mayra Duarte

Kely Pinheiro, da Grota para o mundo. Foto: divulgação/Mayra Duarte

Entre as pessoas que iniciaram os estudos no Espaço Cultural da Grota, a violoncelista, cantora e arranjadora Kely Pinheiro vive, hoje, nos Estados Unidos, onde se graduou na Berklee College of Music e atua como instrumentista em musicais da Broadway e outras produções pelo país. Quem também alçou voo foi Tiago Cosmo, que iniciou seus estudos aos 10 anos na sede do ECG, em Niterói. Atualmente, ele mora na Alemaha, onde trabalha como violinista e acaba de iniciar a pós-graduação. Tanto Kely, quanto Tiago, eram moradores da Comunidade da Grota.

-O projeto mudou a minha vida e me fez ver que a música é parte do que eu sou, minha identidade e meu ganha-pão. O Espaço Cultural da Grota é um lugar de acolhimento, tolerância e respeito, uma grande oportunidade para quem busca a cidadania- , avalia Tiago Cosmo.

As pessoas interessadas nas classes regulares ou no Curso de Formação devem preencher os respectivos formulários de inscrição disponíveis no site www.ecg.org.br ou no link da bio do Instagram da Orquestra da Grota (@orquestradagrota). Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 97628-4616.

COMPARTILHE