14 de janeiro

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A indústria do roubo de energia; perda com ligações clandestinas em Niterói é de 21%

Por redação
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Enel fez 192 boletins de furto de energia em 2024 e 10 pessoas foram presas; São Gonçalo e Magé lideram o ranking do prejuízo
7.1.2025 - Ações Energia Legal - Copia
Técnicos trabalham na normalização do fornecimento de energia. Foto: Enel

Os municípios de Magé e São Gonçalo lideraram o ranking de furto de energia entre as 66 cidades da área de concessão da Enel Distribuição Rio em 2024. Nestas cidades, respectivamente, 39,3% e 39,2% de toda a energia distribuída pela empresa foi perdida, principalmente por causa das ligações irregulares.

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Araruama, Cabo Frio e Angra dos Reis completaram o ranking com os maiores índices de furto de energia nos 11 primeiros meses do ano passado, com índices de perda de 28,9%, 26,9% e 24,1%, respectivamente.

Niterói ficou em 7º nesse ranking, com uma perda total de 21% da energia distribuída no município.

Até novembro, foram realizadas mais de 260 mil inspeções na rede elétrica para coibir o furto na área de concessão da empresa. Em parceria com as autoridades policiais, foram lavrados 192 boletins de ocorrência junto a Polícia Civil, com 110 pessoas detidas.

Áreas de risco

No balanço de 2024, a Enel aponta ainda para outro problema para combater o furto de energia:  15% do total da base de clientes da distribuidora está concentrado em áreas com severa restrição operacional, em que as equipes da concessionária são impedidas de trabalhar. Essas áreas de risco são responsáveis por mais de 20% do total de perdas registradas pela Enel Rio. De janeiro a novembro deste ano, o volume de energia furtada apenas nessas localidades com restrição operacional seria suficiente para abastecer todo o município de Saquarema no período, por exemplo.

– O crescimento do furto de energia nas áreas em que a Enel Rio é impedida de atuar por questões de segurança acaba impactando a prestação do serviço para todos os clientes. Estamos falando de territórios em que estamos privados de realizar manutenções preventivas, ações de combate ao furto e adequações para o número real de clientes atendidos. Este é um dos principais desafios para a prestação de serviços públicos no estado do Rio -, afirmou Jose Luis Salas, Diretor de Operações da Enel Rio.

 

 

 

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