Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

A história real de um menino autista vira livro que será lançado em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

“Também Estou Aqui”, que fala sobre uma experiência de inclusão bem sucedida em uma escola em Niterói, será lançado na livraria da Travessa
Foto Divulgação - Escritora e ilustradora Thaís Chimenti Leão
Thaís Chimenti Leão é autora e ilustradora do livro que será lançado no sábado (17), em Icaraí. Foto: Divulgação

Uma experiência de inclusão bem sucedida em uma escola em Niterói é o tema do livro “Também Estou Aqui” cuja segunda edição será lançada no sábado (17), às 15h, na Livraria da Travessa, em Icaraí.

A autora é a escritora e ilustradora Thaís Chimenti Leão. No livro, ela conta a história real de Vicente, um menino autista de oito anos, que foi acolhido pelos coleguinhas. A história mostra como a construção de uma amizade baseada na curiosidade e no amor acaba reverberando na vida de pais e outros adultos, que também aprendem que ser diferente não é um problema.

Leia mais: Espetáculos infantis em cena na Sala Nelson Pereira dos Santos, em Niterói

Thaís conta que a ideia do livro surgiu durante uma conversa com a mãe do Vicente, a advogada Geanne Froede, especialista em Direito da Saúde e Direito das Pessoas com Deficiência. Além do relato da amizade, a obra tem ilustrações feitas pela autora e cartas.

Uma delas da própria Geanne que narra sua percepção e sentimentos como mãe de uma criança autista. Outra  carta é assinada pela Dra. Maria Eduarda Garcia Couto de Azevedo, neurologista infantil, que é direcionada aos adultos e educadores. Um terceiro texto é da psicóloga Dra. Aída Brito. O irmão mais velho do Vicente completa os depoimentos com uma poesia.

A autora conta que, ao divulgar a primeira edição do livro nas escolas, sentiu que as pessoas querem e têm muito a dizer sobre o autismo; sobre as diferenças e sobre o que elas estão vivenciando.

– Recebi mensagens de muitas professoras que trabalham ou não com crianças atípicas que querem usar o livro em sala de aula para trazer o assunto para a reflexão. Tive retorno também de muitas mães e avós de crianças autistas que disseram que iriam usar o livro para abordar o assunto com os filhos e netos – conta Thaís, que é mãe de três meninas.

Ela lançou, em 2020, seu primeiro livro infantil,  “As guloseimas da vovó Glorinha”; seguido de outro de crônicas sobre a maternidade, “Agora a mãe sou eu, crônicas e desabafos de uma mãe como outra qualquer”. Mais recentemente, publicou a obra “O Pequeno Manual para Ser Humano”.

A livraria fica na Rua Tavares de Macedo, 240. Das 15h às 17h, também será realizada uma oficina de desenho gratuita com o ilustrador André Velasco.

COMPARTILHE