COMPARTILHE
Após a confirmação da candidatura de Rio-Niterói aos Jogos Pan-Americanos 2031, foi confirmada no último sábado (1) que a única concorrente no pleito será a cidade Assunção, no Paraguai, que tenta receber os Jogos Pan-Americanos pela primeira vez. Em 2022, a capital paraguaia sediou os Jogos Sul-Americanos e vai receber os Jogos Pan-Americanos Júnior de 2025. Assunção se candidatou para o Pan de 2027, após a Colômbia perder o direito de sediar o evento, mas a cidade de Lima, no Peru, acabou sendo a escolhida.
A partir de fevereiro, Rio/Niterói e Assunção vão receber da Panam Sports a documentação para preparar a candidaturas oficial, que deve ser entregue até dia 30 de abril. Os detalhes do dossiê vão da infraestrutura local até como será feito o financiamento.
No dia 1º de maio, as cidades que cumprirem todos os requisitos se tornarão candidatas a sediar os Jogos. O resultado final está previsto para sair em agosto de 2025. Além disso, a Panam Sports irá criar um Comitê avaliador que analisará todos os aspectos relacionados à candidatura e monitorar e visitar cada uma das cidades candidatas.
Segundo a Panam, se a cidade candidata não atender aos requisitos solicitados até a data limite será desclassificada da disputa para sediar os jogos.
Caso os requisitos sejam válidos e formalizados, a eleição da sede será realizada no segundo semestre de 2025 e a votação será feita com 41 membros da Panam Sports.
Por um lado, Rio tem a favor o fato de ter realizado o Pan de 2007 e, principalmente, os Jogos Olímpicos de 2016.
Já Assunção tem também um evento de grande porte nas mãos: o Pan Jr entre os dias 9 a 23 de agosto. O evento continental para atletas de 12 a 23 anos também é classificatório para o Pan de 2027, em Lima, no Peru.
Assunção tem como vantagem a força política, principalmente pelo fato do presidente do Comitê Olímpico paraguaio Camilo Pérez López Moreira ser também membro do COI (Comitê Olímpico Internacional), desde 2018, e foi eleito segundo vice-presidente da PanAm Sports em dezembro passado.
O presidente paraguaio Santiago Peña esteve com López Moreira nesta sexta-feira na sede do COI, na Suíça, onde apresentaram a proposta de realizar os Jogos Olímpicos da Juventude em 2030.
O próximo Pan foi para as mãos dos peruanos após Barranquilla, na Colômbia, perder o direito de realizar os Jogos por falta de pagamento à Panam. Foi discutida a possibilidade de São Paulo receber o Pan de 2027, mas a negociação não foi realizada.
O Paraguai entrou na disputa para receber os Jogos Pan-Americanos de 2031 e lançou oficialmente a candidatura da capital Assunção no final de dezembro. O Presidente do Comitê Olímpico Paraguaio, Camilo Perez Lopez publicou em suas redes uma foto ao lado do presidente do país, Santiago Peña, que assinou a carta de garantia que respalda o compromisso de sediar o evento.
— Hoje demos um grande passo para o esporte paraguaio. Agradecemos ao presidente Santiago Peña por assinar a carta de garantia que respalda nossa candidatura para ser sede dos Jogos Panamericanos 2031. Com esta firma, reafirmamos o compromisso do Paraguai com o desenvolvimento do esporte e a organização de eventos internacionais de primeiro nível — afirmou Perez Lopez.
Na última quarta-feira (29, a Assembleia Geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB) confirmou a candidatura conjunta de Rio de Janeiro e Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos e Parapan-Americanos de 2031.
Em evento no Centro de Treinamento do COB, na capital fluminense, a prefeitura do Rio de Janeiro apresentou os planos para a organização dos grandes eventos e receberam um retorno positivo
A candidatura conjunta ainda contou com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Durante o encontro no Palácio do Planalto, em Brasília, Lula assinou a carta de garantias, em nome do governo federal, que será apresentada para a Panam Sports.
COMPARTILHE