COMPARTILHE
A disputa do vogue e da cultura ballroom são os temas principais da performance “Atraque“, que estreia no Teatro da UFF em apresentação única em Niterói na próxima quarta-feira (31), às 19h.
Leia mais: Com direção de Fábio Porchat, “Agora é que são elas” estreia em Niterói
O espetáculo, uma realização da House of Mamba Negra, investiga os limites entre as linguagens da moda, dança contemporânea, performance e audiovisual. Também aborda os princípios históricos, estéticos, comunitários da cultura ballroom.
Os ingressos estão à venda na plataforma Guichê Web e na bilheteria do Centro de Artes UFF.
A cultura ballroom é um movimento político e de entretenimento que visa fortalecer a diversidade de sexualidade, gênero e raça. Os balls nasceram nos subúrbios de Nova York e aos poucos ganharam os holofotes, sendo integrados à cultura pop.
A cultura Ballroom é um espaço de expressão, onde as pessoas participantes competem em categorias de dança, moda e performance, como o voguing.
Mais do que competições, a cultura Ballroom oferece um senso de pertencimento e família para aqueles que estão à margem da sociedade, reforçando suas estruturas de apoio social. “Somos artistas com trajetórias diversas e é na cultura Ballroom que as nossas histórias se encontram”, reflete a diretora.
A difusão da cultura ballroom permitiu que corpos marginalizados ganhassem destaque e voz perante o mundo. Atualmente, há referências claras a esse movimento em produções como a série “Pose” de Ryan Murphy e o reality show “RuPaul’s Drag Race”. O documentário “Paris is Burning”, de Jennie Livingston, é outro exemplo.
O espetáculo coloca em confronto imaginários sociais do erudito e das práticas de performance. A apresentação explora questões como gênero e raça na América Latina na contemporaneidade.
Outro tema explorado são os significados de viver em comunidade. Esses são revelados num jogo vivo que expõe as contradições que existem em uma organização coletiva.
Já a coreografia possibilita ao corpo inverter seus modos de operar, seduzir, escapar e resistir num acontecimento dinâmica que sustenta sua própria continuidade.
A palavra “Atraque” foi nomeada a partir de uma gíria popular cujo significado remete à intensidade do confronto entre corpos – seja em sentido de disputa ou afetivo – não se limita a ser um mero espetáculo, mas um terreno fértil de experimentação, transgressão e, acima de tudo, resistência.
Data: Quarta-feira, 31 de julho
Horário: 19h
Local: Teatro da UFF
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 5 (preço único)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa: 14 anos
COMPARTILHE