Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

19 de novembro agora é o Dia do Rei Pelé

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Lei que instituiu a data foi aprovada ano passado e sancionada, nesta terça-feira (2) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva
pelé comemora milésimo gol
Pelé durante a comemoração do seu milésimo gol. Foto: reprodução de TV

19 de novembro, no Brasil, agora é o Dia do Rei Pelé. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionou, nesta terça-feira (2), a lei, aprovada ano passado. A data vai homenagear o jogador no dia em que marcou seu milésimo gol.

Leia mais: IBGE e Caged indicam o bom momento do emprego formal do país

A marca foi atingida em 1969, durante partida contra o time carioca do Vasco. O jogo foi disputado no Maracanã (RJ), com vitória de virada do Santos, time de Pelé, por 2 a 1. O milésimo gol foi um pênalti marcado contra o goleiro Andrada. Foi também o gol da vitória do Santos, na partida.

Na justificativa do então projeto de lei, os autores, os deputados Luciano Ducci (PSB/PR) e Felipe Carreras (PSB/PE), afirmaram que Pelé se tornou uma “instituição nacional”, sendo denominado “Rei do Futebol” e reconhecido no meio esportivo como o “Atleta do Século”. Ele também venceu o prêmio de “Melhor Jogador de Futebol do Século XX”.

“Os reconhecimentos durante sua vida se estenderam ainda em outros que seguiram depois de seu falecimento. O dicionário ganhou um verbete próprio, o adjetivo ‘Pelé’, destacando: ‘o que ou aquele que é fora do comum, que ou quem, em virtude de sua qualidade, valor ou superioridade, não pode ser igualado a nada ou a ninguém'”, destacou um trecho do projeto.

Mineiro, Pelé ganhou projeção no time paulista do Santos e se consagrou na seleção brasileira. Até agora, foi o único atleta na história a ganhar três Copas do Mundo como jogador. Ele morreu em São Paulo, em 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, em decorrência de câncer.

Com G1

COMPARTILHE